Milton Nascimento recebe título de doutor da Berklee College of Music

A cerimônia acontece neste sábado (7/5). Berklee, em Boston, é a maior faculdade de música do mundo e já concedeu o doutorado a nomes como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan e Quincy Jones

Por Thais Rodrigues Do Metro Poles

Um dos nomes mais ilustres da música popular brasileira, o carioca Milton Nascimento será homenageado com o título de doutor Honoris Causa em Música, pela faculdade Berklee College of Music, de Boston, a maior faculdade de música do mundo. O convite foi feito “em reconhecimento às suas muitas realizações e conquistas na carreira.” De acordo com a mensagem enviada pelo presidente da instituição,Roger H. Brown, a música de Milton “tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular.”

A cerimônia acontecerá no próximo sábado (7/5) e será precedida de um concerto na sexta (6/5) apresentado pelos formandos. No concerto, os alunos executarão músicas associadas aos homenageados. Berklee já concedeu o doutorado a nomes como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Paco de Lucia, Sonny Rollins, Arif Mardin, Herbie Hancock, Aretha Franklin, Ruben Blades e A. R. Rahman.

Nascido em 1942, na Tijuca, Rio de Janeiro. Milton Nascimento tem 38 discos lançados. Das suas obras mais famosas, “Travessia” é a mais gravada, no Brasil e no exterior. Durante toda a sua carreira, ele trabalhou com vários músicos, cantores e compositores de todo o mundo, recebendo centenas de títulos e premiações. O doutorado Honoris Causa da Berklee, vem para confirmar a magnitude da carreira de Bituca.

Confira o convite na íntegra:

“Berklee College of Music

20 de maio de 2015

Prezado Sr. Nascimento,

Em nome do corpo docente e alunos da Berklee College of Music, tenho o prazer de convidá-lo a participar da nossa cerimônia de formatura de 2016 e receber um doutorado de Honoris Causa em Música, em reconhecimento ás suas muitas realizações e conquistas na carreira. Sua música tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular.

Berklee, a maior faculdade de música do mundo foi fundada em duas ideias revolucionárias: que musicalidade poderia ser ensinada através dos gêneros e estilos da época atual; que nossos alunos precisam de habilidades práticas e profissionais para conseguir carreiras bem sucedidas e sustentáveis. Ao longo dos anos, temos tido a honra de apresentar o grau de doutor para muitas pessoas importantes que encarnam o espírito da nossa missão, incluindo iluminados como Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones, Paco de Lucia, Sonny Rollins, Arif Mardin, Herbie Hancock, Aretha Franklin, Ruben Blades, A. R. Rahman e muitos outros. Ficaríamos honrados em ver seu nome adicionado a estes ilustres.

Começaremos a cerimônia de formatura com uma recepção e um concerto apresentado pelos formandos. No concerto, os alunos executarão músicas associadas aos homenageados, que é sempre um dos destaques da visita à Berklee. O concerto acontecerá na noite de sexta-feira, dia 06 de maio. Na manhã do dia 07, nos reuniremos na Agganis Arena para a cerimônia oficial durante a qual os títulos honorários serão conferidos e a turma de formandos colarão seus graus. A plateia será formada pelos alunos, seus parentes, membros de imprensa e convidados – aproximadamente de 3000 e 4000 pessoas. O tempo previsto para a duração da cerimônia será de duas horas.

Para a sua visita, a faculdade fornecerá serviço de limusine, uma suíte de hotel, e passagens aéreas para você e seu convidado, esperando que você seja bem cuidado durante a sua visita à Boston.

Estamos ansiosos com a oportunidade de reconhecer suas muitas realizações de carreira. Também, será uma experiência marcante para os nossos alunos ter um músico exemplar tal como o senhor para honra-los e prestigiá-los.

Atenciosamente

Roger H. Brown. Presidente

Berklee College of Music”

-+=
Sair da versão mobile