Ministério da Gestão lança Observatório sobre servidores federais

Portal mostra recorte sobre diversidade de gênero e raça e também fornece insumos para aperfeiçoamento de pessoal no serviço público; evento será na próxima terça-feira (28/3)

FONTEDo Gov
Foto: Divulgação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lança oficialmente. nesta terça-feira (28/3) o Observatório de Pessoal, um portal de pesquisa de acesso público na plataforma GOV.BR sobre os dados de pessoal do Governo Federal, com a presença da ministra da Gestão, Esther Dweck, e de especialistas na temática. O lançamento será transmitido ao vivo, a partir das 15h30, no canal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no YouTube.

O portal do Observatório de Pessoal divulgará, por exemplo, dados sobre o perfil das lideranças no Governo Federal, com recorte de gênero e raça. Além da ministra farão parte do evento, em forma de roda de conversa, representantes da Controladoria-Geral da União, do Ministério da Igualdade Racial, Instituto Geledés da Mulher Negra, Instituto Alziras, Fundação República.org e do Centro de People Analytics de Amsterdam. O objetivo é promover um debate qualificado sobre os desafios à gestão da diversidade no serviço público.

Na oportunidade, o MGI falará sobre a importância do uso de dados e evidências para a formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para a gestão de pessoas no serviço público e equidade de gênero em cargos de liderança.  Em um estudo do Observatório de Pessoal já divulgado, a pasta constatou o aumento da participação feminina em cargos de direção. Em fevereiro de 2019, as mulheres ocupavam apenas cerca de um quarto (26%) dos cargos de direção, apesar de serem 45% da força de trabalho do serviço público. Este ano, em fevereiro, a participação aumentou para um terço (33%).

Observatório de Pessoal

Reúne em um só lugar, todas as publicações, painéis, bases de dados e informações de gestão de pessoas da Administração Pública Federal. O Portal disponibiliza ao público dados e informações sobre gestão de pessoas do Governo Federal presentes em bases de dados e páginas de transparência ativa já existentes. No Observatório de Pessoal, o cidadão encontra divulgação qualificada de informações sobre a gestão pública de pessoas. A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do MGI.

Serviço

Lançamento do Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão

Data: 28/3 (terça-feira)

Horário: 15h30

Local: Sala Nexus, Enap, Brasília-DF

Transmissão: Canal da Enap no Youtube

-+=
Sair da versão mobile