Ministra da Seppir lança edital do Sinapir nesta quinta-feira

Iniciativa disponibiliza mais de R$ 4 milhões em recursos

Do Seppir 

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, lança nesta quinta-feira (2/7), às 9h30, um edital para projetos de fortalecimento dos órgãos de promoção da igualdade racial e de apoio a políticas públicas de ação afirmativa e para comunidades tradicionais, no valor de R$ 4,6 milhões. Serão selecionadas propostas que contribuam para a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) em todo o país.

Com três áreas de financiamento, o edital permitirá a inscrição de projetos diversos, que vão desde a aquisição de bens destinados à estruturação física; capacitação; elaboração e/ou revisão de planos de igualdade racial; criação e funcionamento de órgãos e conselhos; projetos de comunicação; ações voltadas para a saúde da população negra; e fomento a empreendimentos associativos de comunidades quilombolas, de matriz africana e ciganas, entre outros.

Podem participar da seleção órgãos da administração pública direta (estados, municípios e DF) e consórcios públicos com atuação voltada ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial. Integrantes do Sinapir receberão pontuação adicional nos projetos, para garantir prioridade no acesso aos recursos públicos, conforme determina o Decreto 8.136/2013.

Para participar, o ente federativo deve inscrever o projeto no site do Siconv (https://www.convenios.gov.br/portal/), entre os dias 2 e 31 de julho de 2015, impreterivelmente. A análise e escolha dos projetos será feita por uma comissão definida pela Seppir, com base nos critérios técnicos previstos no edital. A publicação do resultado final está prevista para agosto.

Município de Andradina (SP) adere ao Sinapir

Durante o lançamento do edital, nesta quinta-feira (2/7) será formalizada a adesão do município de Andradina (SP) ao Sinapir, com a presença do prefeito da cidade. Quatro estados e 15 municípios já aderiram ao Sistema. Além dos estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, Espírito Santo, e Bahia, outros cinco já solicitaram a adesão e os processos tramitam na Seppir (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais).

Sinapir

O Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010) e regulamentado em 2013, como forma de organização e de articulação do conjunto de políticas e serviços destinadas a superar as desigualdades raciais no Brasil.

Esse Sistema estabelece como requisito para a adesão, por parte dos entes federados, a existência de órgãos e conselhos voltados para a promoção da igualdade racial em âmbito local. O Sistema estabelece, ainda, modalidades de gestão (básica, intermediária e plena) cuja diferenciação está na capacidade de gestão do órgão de promoção da igualdade racial local. Até 30 abril de 2015, foram registrados 197 órgãos e 106 conselhos em todo o país, entre municipais, estaduais e federais.

Serviço:

Evento: Lançamento de Edital do Sinapir e adesão do município de Andradina ao Sinapir

Local: Sala de Reuniões da Seppir – 5º andar – Bloco A – Esplanada dos Ministérios – Brasília-DF

Horário: 9h30

+ sobre o tema

150 líderes evangélicos rejeitam publicamente Marco Feliciano

Mais de 150 lideranças evangélicas assinam documento pedindo a...

Mídia, enfim, reconhece: há uma grave crise global

Pode parecer pouco, mas, pela primeira vez em muito...

Religioso que atacou negros e gays é confirmado no comando da Comissão de Direitos Humanos

  A maioria da bancada do PSC decidiu nesta terça-feira,...

Seríamos todos nós um pouco racistas?

MILLY Emprestei esse título de um texto publicado no NY Times semana...

para lembrar

Lendário jornal negro de Chicago imprime sua última edição

Fundado em 1905, The Chicago Defender passa a ser...

“As empresas querem ganhar dinheiro ou manter o racismo?”, instiga Monique Evelle

Para ativistas, a diversidade no ambiente corporativo é imprescindível...

Concursos com inscrições abertas reúnem 25,3 mil vagas em todo o país

Cargos são em todos os níveis de escolaridade.Salários chegam...
spot_imgspot_img

Em paralelo à CSW, organizações promovem debate sobre como avançar nas políticas de raça e gênero no mundo

Em paralelo à 69ª Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW69), Geledés-Instituto da Mulher Negra e a ONG Akina Mama wa Afrika (AMwA) promoveram...

Lançamento do livro “Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho” reforça a luta por igualdade e inclusão

Na próxima quinta-feira, 20 de março, será lançado o livro "Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho", no Sindicato dos Químicos de São Paulo....

ONU acolhe propostas de Geledés em registro oficial da 69ª CSW

Nesta segunda-feira, 10 de março, ocorreu a abertura da 69ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, na sede da Organização das Nações...
-+=