Ministra Eleonora empossa Sueli Carneiro como conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

FONTEMinistério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Foto: Marcus Steinmayer

No ato de abertura do primeiro dia de reunião do CNDM, ministra dá posse também a conselheiras da sociedade civil e do governo federal. Eleonora Menicucci fala da previsão de aumento de recursos para a SPM e faz balanço dos seis meses de sua gestão.

“Você fortalece e engrandece o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Para nós é um orgulho ter você como membro do CNDM pela sua militância e pela sua trajetória como pesquisadora”, disse a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na abertura da 10ª reunião do CNDM, realizada na manhã desta terça-feira (04/09), em Brasília. Ela empossou a feminista negra Sueli Carneiro como conselheira de notório conhecimento, modalidade também ocupada pelas conselheiras Bethânia Ávila e Jacqueline Pitanguy.

Durante o ato foram empossadas as conselheiras substitutas, representantes do governo federal: Deise Benedito e Laissa Ferreira, titular e suplente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, respectivamente; Fernanda Oliveira, titular pela Secretaria-Geral da Presidência da República; Laís Mendonça, suplente pela Casa Civil. As vagas da sociedade foram ocupadas pelas conselheiras Lúcia Rincón, da União Brasileira de Mulheres (UBM), e Sueli de Fátima Santos, da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Foto Governo Federal

Em primeira mão, a ministra das Mulheres anunciou, para as conselheiras, o incremento de 19% do orçamento da SPM para o ano de 2013, passando de R$ 68 milhões para quase R$ 80 milhões. Ao lado da secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, a ministra apresentou o balanço dos seis meses de sua gestão na SPM, no período de fevereiro a agosto, destacando as políticas para as mulheres desenvolvidas em conjunto com a Casa Civil, 15 ministérios – Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, da Justiça, Previdência Social, Minas e Energia, Integração Nacional, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Meio Ambiente, Planejamento, Orçamento e Gestão, Assuntos Estratégicos, Relações Exteriores, Educação, Esportes e Trabalho –, e quatro Secretarias da Presidência da República: Igualdade Racial, Direitos Humanos, Comunicação Social e Secretaria-Geral.

Menicucci também fez um panorama dos fóruns internacionais que representou o Brasil, desde a sua posse em fevereiro passado, a exemplo das reuniões do Comitê da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres (Cedaw), Comissão sobre a Situação da Mulher, Comissão Interamericana da Mulher, Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal) e Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, entre outras.

No final da manhã, as secretárias de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho; e de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, demonstraram os levantamentos de suas áreas.

A 10ª reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher prossegue até esta quarta-feira (05/09).

Cobertura on-line – A abertura da reunião teve transmissão ao vivo pela TV NBr e via web pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A cobertura continua nas redes sociais da SPM: facebook/spmulheres e twitter/spmulheres.

Na quarta-feira (05/09), os trabalhos do CNDM poderão ser acompanhados pela internet, das 9h às 11h e das 14h30 às 16h30, no seguinte endereço: http://assiste.serpro.gov.br/mulheres/

10ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM)
Dias: 4 e 5 de setembro de 2012
Horário: das 9h às 17h30
Local: Auditório da SPM (Via N1 Leste s/nº, Pavilhão das Metas, Praça dos Três Poderes) – Brasília/DF

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

-+=
Sair da versão mobile