Ministra Luiza Bairros recebe medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal de Salvador

Solenidade será no dia 17/11, às 19h, na Câmara Municipal de Salvador, que fica na Praça Municipal, Centro Histórico da capital baiana

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, receberá a medalha Zumbi dos Palmares, em solenidade na Câmara Municipal de Salvador, no dia 17 de novembro, às 19h. A honraria é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

Na opinião da autora da proposição, a vereadora Vânia Galvão (PT), “a medalha é mais que uma homenagem. É a ratificação de um merecimento pela resistência e pela coragem da homenageada de enfrentar de forma digna e firme a realidade do racismo e por sua incansável defesa da valorização da cultura negra em nosso estado, em nosso país”. A legisladora disse ainda: “A ministra Luiza Bairros representa, para todos nós baianos e baianas, em especial para a população negra, a vitória de ideais. O ideal do empoderamento, do reconhecimento, da luta e da competência. Mulher negra de garra, que abrilhantou as conquistas desta população em todas as suas experiências ao longo de sua militância política”.

Luiza Bairros

Nascida no Rio Grande do Sul, Luiza vive em Salvador desde 1979, quando ingressou no Movimento Negro Unificado (MNU), tendo participado ativamente das principais iniciativas do movimento negro na Bahia e no Brasil, sendo que, em 1991, foi eleita a primeira coordenadora Nacional do MNU, organização em que permaneceu até 1994. De agosto de 2008 a dezembro de 2010, foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi) que, à época, tratava de políticas para mulheres e de igualdade racial. Em janeiro de 2011, assume o cardo de Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), no governo Dilma Roussef.

 

 

 

Fonte: Lista Racial 

-+=
Sair da versão mobile