Ministras Eleonora Menicucci e Luiza Bairros entregam o Prêmio Lélia Gonzalez

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

As representantes das 13 organizações contempladas pelo Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras receberam as placas comemorativas das mãos das ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Todas as instituições premiadas estavam representadas e apresentaram informes do uso dos recursos recebidos do prêmio. As premiações foram entregues nesta quinta-feira (23), em Brasília, pelas promotoras do prêmio, a SPM e Seppir.

A ministra Eleonora (SPM), que conheceu, conviveu com a homenageada e leu suas obras, fez questão de ressaltar a importância de Lélia Gonzalez para as feministas brasileiras. Segundo a ministra, Lélia combateu implacavelmente o racismo e que esteve sempre à frente, não apenas com sua obra extraordinária, mas principalmente com atitude, que ela demonstrava de forma combativa.

O pensamento de mulheres negras e não-negras, conforme enunciou a ministra Eleonora Menicucci, foi influenciado pela obra da ativista. Ao destacar como a atitude de Lélia impressionava e contaminava mulheres e homens, a titular da SPM disse que a luta de Lélia contra o racismo teve uma homenagem justa por meio do prêmio, por parte do governo federal.

Sobre a premiação, a ministra Luiza Bairros afirmou que representa uma homenagem a todas as mulheres negras, por meio dessas organizações agraciadas. Bairros fez uma sugestão para que a Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em 2015, seja um ponto comum em todos os projetos agraciados.

O prêmio integrou a programação do Seminário O Feminismo Negro e o Pensamento de Lélia Gonzalez, realizado no mesmo dia em que foram agraciadas as 13 instituições vencedoras.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Políticas para Mulheres

-+=
Sair da versão mobile