Morre, aos 81 anos, o sambista Wilson Moreira

FONTEDo Extra
Wilson Moreira (Foto: Divulgação / Vivian Ribeiro)

Morreu na noite desta quinta-feira, aos 81 anos, o sambista Wilson Moreira, vítima de um câncer no rim. O cantor e compositor havia sido internado no mesmo dia para tratar de problemas renais, segundo um comunicado em sua página oficial no Facebook.

Um dos maiores nomes da história do samba, teve suas músicas gravadas por várias estrelas da música brasileira, como Clara Nunes, Elizete Cardoso, Candeia, Alcione, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Emílio Santiago, Martinho da Vila, D. Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Zélia Duncan, Djavan, Sandra de Sá, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho, Elza Soares, Moacyr Luz e Jorge Aragão.

Wilson Moreira nasceu em 12 de dezembro de 1936 e foi criado no bairro de Realengo. O samba era a sua grande paixão. Com 12 anos já observava atentamente o batuque das escolas de samba. Passou a compor e logo seria diretor de alas e um dos primeiros integrantes da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel onde integrava a ala dos compositores e a bateria (começou oficialmente na Mocidade aos 15 anos).

Seu primeiro samba-enredo, “Bahia”, parceria com Ivan Pereira, foi um sucesso. Outro famoso samba-enredo seu, “As Minas Gerais”, foi muito elogiado pelo mestre Ary Barroso Aos 29 anos gravou o seu primeiro compacto, passando a ser gravado por grandes intérpretes da MPB. Em1968 transferiu-se para a Portela onde encontraria grandes parceiros e amigos como Paulinho da Viola, Candeia, Natal e muitos outros.

Integrou também conjuntos como Cinco Só, Turma do Ganzá e Partido em Cinco. Grande partideiro, entre seus maiores sucessos estão “Mel e Mamão com Açúcar” e “Senhora Liberdade”, ambos de parceria com o sambista Nei Lopes. A parceria foi uma das mais bem sucedidas da história do samba, rendendo dois discos antológicos. O primeiro, “A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes”, lançado em 80, contém clássicos como “Goiabada Cascão” e “Gostoso Veneno”. O segundo, “O Partido (Muito) Alto de Wilson Moreira e Nei Lopes”, de 1985, traz “Fidelidade Partidária” e “Eu Já Pedi”, entre muitos outros.

Em 1997 Wilson Moreira sofreu um derrame que o deixou parcialmente imobilizado. Diversos shows foram realizados pelos colegas sambistas, com objetivo de arrecadar fundos para o tratamento do cantor e compositor.

Por causa da idade e da dificuldade de locomoção, o sambista preferia cantar apenas pelo Rio. Mas em janeiro deste ano, Wilson foi à Brasília se apresentar no Musicar, festival dedicado às crianças, onde fez o pré-lançamento do seu CD “Tá com medo, Tabaréu?’, com músicas inspiradas em sua infância.

-+=
Sair da versão mobile