Morre o Maestro Estevão Maya-Maya aos 78 anos

Maranhense radicado em São Paulo é um dos grandes nomes da música popular e erudita no Brasil

FONTEMarie Claire
Estevão Maya-Maya (Foto: Reprodução / Instagram)

O maestro, cantor, compositor, escritor e professor Estevão Maya-Maya morreu na manhã desta sexta (17), aos 78 anos, em São Paulo. A notícia foi compartilhada nas redes sociais por sua filha, Naila Maia. “Meu querido pai nos deixou hoje de manhã”, escreveu ela, que vive na Inglaterra. “Por motivos óbvios, não estarei presente, mas se algum de vocês que o conheceu quiser se despedir, aqui estão os detalhes do velório”, publicou.

O perfil oficial de Estevão no Facebook divulgou que o velório foi marcado para ainda esta sexta, em Santana, bairro da capital paulista onde ele vivia. O maestro foi internado recentemente, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. Ele deixa duas filhas, Naila e Jamila.

Estevão figura entre os grandes nomes da cultura brasileira, com mais de 50 anos de atividade na música, teatro e literatura. Com talento para as artes desde pequeno, nasceu no Maranhão e aos 19 anos iniciou os estudos artíticos. Se bacharelou na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e partiu para o Rio de Janeiro em plena década de 60, se envolvendo com a militância que resistia à ditadura militar. 

Nos anos 80 se destacou com o coral de homens negros Cantafro. Já conceituado na música popular e erudita, se aventurou na litatura, se tornando um autor publicado. No teatro, esteve nas primeiras montagens brasileiras de musicais como Jesus Cristo Superstar e Hair.

Nas décadas seguintes foi mentou de universidades de comunicação e artes. Ativo nas redes sociais, Estevão compartilhava momentos de sua vida no Facebook. Nos posts mais recentes, comemorou a vacinação contra a covid-19, lamentou a morte dos atores Gésio Amadeu e João Acaiabe e elogiou o show-documentário AmarElo, do Emicida.

Filha de Estevão Maya-Maya anuncia morte do pai (Foto: Reprodução / Instagram )
Estevão Maya-Maya (Foto: Reprodução / Instagram )
Estevão Maya-Maya (Foto: Reprodução / Facebook)
-+=
Sair da versão mobile