“Mortalidade materna por Covid entre negras é duas vezes maior que entre brancas”, diz doutora em Saúde durante live do CNS

Enviado por / FonteConselho Nacional de Saúde

O Brasil ultrapassou a marca de 3 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e registrou mais de 110 mil óbitos pela doença. Os dados são do acompanhamento realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), atualizados no dia 19 de agosto. A realidade mostra que a pandemia tem cor, gênero e classe social: são as mulheres negras e pobres as mais afetadas. Sobre isso, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu, na quarta-feira (19/08), um live com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

As análises das convidadas da live evidenciam que grupos com mais vulnerabilidades são mais expostos ao risco de contaminação, ao desemprego, à violência, à falta de acesso aos serviços de saúde e aumento da pobreza. Este foi 11º encontro do Comitê, que teve como foco os impactos do desfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do desmonte da Política de Saúde das Mulheres.

Reprodução/Youtube

Entre as palestrantes, a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Fernanda Lopes, que falou sobre as mulheres grávidas e no pós-parto durante a pandemia.

Um estudo publicado no jornal científico International Journal of Gynecology & Obstetrics apontou que o Brasil concentra 77% das mortes de gestantes e puérperas, comparado com o restante do mundo. Nessas vítimas, “a mortalidade materna de mulheres negras por Covid-19 é duas vezes maior que a de mulheres brancas”, afirmou Fernanda. A constatação é de outro estudo apresentado pela professora, que identificou que 14% das gestantes mortas eram negras, enquanto gestantes brancas representavam 7% das mortes.

Pandemia acentua as invisibilidades

A conselheira estadual de Saúde de Roraima, Sarlene Macuxi, falou sobre a incessante luta dos povos indígenas pela garantia de direitos básicos. “Quero registrar o nosso repúdio ao retrocesso na saúde promovido pelo governo federal. Uma vez que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres é afetada, nós também, mulheres indígenas, somos muito afetadas”.

Sarlene também falou sobre o veto do governo federal à participação da liderança Nara Baré na 3ª Semana Interamericana de Povos Indígenas, na Organização dos Estados Americanos (OEA). A liderança falaria no dia 7 de agosto, de forma virtual, sobre Covid-19 e Resiliência dos Povos Indígenas. “Não só a voz da mulher indígena foi negada nesse espaço de articulação, como fomos todos invisibilizados”, repudiou.

Na pauta das mulheres com deficiência, a invisibilidade e o isolamento social, que já faziam parte da vida de muitas, foram agravados. “O isolamento social, que é uma das estratégias para prevenção da Covid, é uma realidade imposta estruturalmente desde sempre [às pessoas com deficiência] e eu espero que não seja para sempre. Os impactos emocionais desse isolamento são muitos”, destacou a conselheira nacional de saúde pela Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME), Vitória Bernardes.

A conselheira também falou sobre acesso a informação que, embora seja um direito humano, não é garantido às pessoas com deficiência. “Seja por falta de intérprete em Libras, legendagem, ainda temos muito a avançar para que esse direito se concretize para todas e todos”, concluiu.

Mais participações 

A conselheira nacional de saúde pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales, falou sobre o impacto da Covid-19 para as trabalhadoras da Saúde. “Dados do Conselho Nacional de Enfermagem mostram que mais de 80% dos profissionais de enfermagem acometidos pela Covid são mulheres e mais de 60% dos óbitos na enfermagem são mulheres”, destacou.

Vanja Andréa, conselheira nacional de saúde representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), mediou a live. Segundo ela, o desfinanciamento na política de saúde para as mulheres se apresenta num contexto de desmonte maior. “Esse desfinanciamento vai na contramão dos princípios do SUS, que asseguram a promoção, a prevenção da saúde integral da população com equidade, integralidade e universalidade”.

Evalcilene Santos, representante do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) também mediou a live. Para ela, é preciso garantir a visibilidade das mulheres que vivem com HIV/Aids, das mulheres lésbicas e em situação de rua. “Nossa saúde está sendo negligenciada e estamos vendo um número muito grande de mulheres com seus direitos retirados. Não vamos desistir dessa luta. Vamos lutar unidas, uma segurando as mãos das outras”, destacou

Nota pública

A live se encerrou com a leitura de uma nota pública lançada pelo CNS manifestando solidariedade à menina de 10 anos amparada pelo abortamento legal do SUS.

Leia aqui a nota na íntegra

Assista a live na íntegra

 

Leia Também:

Desigualdades, mulheres negras e políticas públicas em meio à pandemia

+ sobre o tema

Campanha marca Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares

Criadores de conteúdo e especialistas de saúde brasileiros unem-se...

Companheira de Marielle pede justiça em audiência da CIDH

Quase dois meses após a execução, em circunstâncias bárbaras,...

Papanicolau não precisa ser feito todo ano; saiba mais sobre o exame

O papanicolau é o exame utilizado para avaliar precocemente alterações pré-malignas...

Renata Varella: A dona do clube que reconstrói a autoestima de mulheres negras

Ela criou o 'Clube das Pretas' para cuidar dos...

para lembrar

Coronavírus, uma abordagem antropológica

pega teu copo, senta um pouco e presta atenção...

Aplicativo para sacar auxílio emergencial de R$ 600 será liberado na terça (7)

Governo federal quer pagar benefício antes da Páscoa; calendário...

Quem disse que o mundo não será mais o mesmo após tudo isso passar?

Será que o brasileiro nunca mais vai cortar pela...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...

Jurema Werneck recomenda livro com visão de mulher negra diante da pandemia

Segundo a ativista, pode-se encontrar também no livro, Negra percepção sobre mim e nós na pandemia, um conjunto de cicatrizes individuais, adquiridas na pandemia...
-+=