Mostra “Black Barbie” revela a beleza da versão negra da famosa boneca

Enviado por / FontePor Campinas.com.br

 A exposição “Black Barbie”, mostra itinerante de modelos negros da boneca mais famosa do mundo, chega a Campinas. São 85 exemplares raros que contam a trajetória das bonecas afrodescendentes da família Barbie.

Todos os modelos apresentados pertencem ao acervo do colecionador Carlos Keffer, que em 15 anos acumulou mais de 700 bonecas, sendo 85 delas negras, formando a mais valiosa e importante coleção do gênero no Brasil.

Alguns dos destaques da exposição são o exemplar original da primeira Barbie e do primeiro Ken (boneco criado para ser o namorado da Barbie) negros, uma Barbie customizada pelo conceituado estilista afro-brasileiro Wilson Ranieri especialmente para a mostra, além de exemplares inspirados em celebridades como a cantora Diana Ross e a atriz Halle Berry.

As Barbies negras estão separadas em 11 grupos temáticos: “Black Fever” (época Mod e Disco), “África Negra” (homenagem à África e aos afrodescendentes), “Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser”, “Alta Temperatura: Praia Animada”, “Trend: Estilos Marcantes”, “Fashion: Passarela da Moda”, “Divas: Vestidos de Gala”, “So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje”, “Porcelana: Luxo e Sofisticação”, “Princesas: Celebração da Fantasia” e “Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos”.

A mostra apresenta ainda um mostruário com edições históricas de revistas, fotos e LPs que celebram ícones da beleza afro, de Zezé Motta a Michelle Obama, além de 13 fotos do fotógrafo Ricardo Schetty.

Brinquedoteca

Além de conhecer as histórias e curiosidades das Black Barbies e a fim de enriquecer a exposição e levar mais interatividade à mostra, o Campinas Shopping preparou uma brinquedoteca para receber os pequenos visitantes, que poderão brincar com diversas bonecas e bonecos, acessórios, casinhas, móveis e pistas de corrida, exercitando a criatividade do imaginário infantil.

São duas mesas para meninas, com três casas completas da Barbie e diversos móveis de sala, quarto e cozinha, dezenas de bonecas de todas as cores e diversas roupinhas para trocar e dois lap tops da Barbie com jogos infantis, e uma para meninos, com duas pistas de corrida e dezenas de carrinhos Hot Wheels, nove bonecos Max Steel e um lap top Hot Wheels com jogos infantis.

A história da Barbie

Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da fábrica de brinquedos Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, cujo apelido era Barbie, gostava de brincar com bonecas de papel, que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima de uma adolescente. Quando lançada, foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e ainda ícone fashion mundial.

Como toda diva, a partir dos anos 90, estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões. Fazem parte desse grupo nomes como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles “Romeu e Julieta”, “O Mágico de Oz” e “Star Trek”, além de musas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh.

O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são a “Barbie astronauta” (1965), “Barbie médica cirurgiã” (1973), “Barbie negra” (1980) e “Barbie presidente dos EUA” (1992).

Serviço:

Exposição “Black Barbie”
Local: Campinas Shopping. Praça de Eventos. Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago
Data: de 10 a 30 de janeiro
Horário: exposição – das 10 às 22 horas / brinquedoteca – de segunda a sexta das 14 às 20 horas. Sábados das 10 às 20 horas e domingos das 14 às 20 horas
Entrada: gratuita

Foto em destaque: Reprodução/ NYP

+ sobre o tema

Michelle Obama proíbe filhas de ter conta no Facebook

 As filhas do presidente americano, Barack Obama, Malia e...

Rihanna muda o visual (de novo!) e surge de cabelo curtinho

Rihanna, que vive mudando de visual, já está com...

“Gosto de ter meu momento princesa, quase modelo”, diz Camila Pitanga

Camila Pitanga poderia se enquadrar em vários esteriótipos de...

Elza Soares ataca de DJ e faz mixagem durante show; veja

A cantora Elza Soares, ícone da música brasileira, provou...

para lembrar

Cabelo afro contra o preconceito

Se perguntarem: "Nega do cabelo duro, qual é o...

Rihanna lidera pela 1ª vez lista de melhores álbuns da Billboard

A cantora de R&B Rihanna foi direto para o...

Denzel interpreta piloto viciado em “o voo”

Indicado ao Oscar pela sexta vez como protagonista do...

Anderson Silva completa 38 anos hoje

Anderson Silva completa 38 anos no domingo (14). Líder...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=