MP pede condenação de Nelson Piquet por ofensas racistas e homofóbicas contra Lewis Hamilton

Declarações do ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro vieram à tona em junho de 2022

FONTECNN, por Lucas Schroeder
Lewis Hamilton (Foto: Bryn Lennon/Getty Images)

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pediu, na última quarta-feira (8), a condenação do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet por ofensas racistas e homofóbicas dirigidas ao piloto inglês Lewis Hamilton.

Após um acidente no Grande Prêmio de Silverstone em 2021, Piquet chamou Hamilton de “neguinho”. Além disso, ele proferiu ofensas de cunho homofóbico ao heptacampeão mundial.

De acordo com o MPDFT, as falas de Piquet configuram “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”.

As declarações de Piquet, feitas em novembro de 2021, só vieram à tona em junho do ano seguinte. Na ocasião, o ex-piloto afirmou:

“O ‘neguinho’ [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu (…) o ‘neguinho’ devia estar dando mais o c* naquela época.”

Àquela altura, uma investigação se iniciou, mas foi arquivada por desinteresse da vítima.

Dessa vez, a ação foi apresentada por entidades e organizações sociais, como a Educafro e a Aliança Nacional LGBTI, que pedem a condenação e uma indenização por parte de Piquet.

-+=
Sair da versão mobile