Mulheres Negras na Biblioteca realiza clube de leitura do clássico ‘As mulheres de Tijucopapo’, com presença da autora Marilene Felinto

Destinado a leitores e não leitores, o clube on-line de leitura tem como propósito promover um contato direto dos participantes com a narrativa de autoras negras

FONTEPor Balada Literária, enviado para o Portal Geledés
Divulgação

Neste sábado, 18 de setembro, às 19h, no canal do Youtube da Balada Literária, acontece o clube de leitura do romance As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. O encontro, promovido pelo coletivo de incentivo à leitura Mulheres Negras na Biblioteca, terá a presença da autora que discutirá com o público sobre a elaboração da obra. O evento tem o apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em parceria com a Balada Literária.

Destinado a leitores e não leitores, o clube on-line de leitura tem como propósito promover um contato direto dos participantes com a narrativa de autoras negras e, com isso, contribuir para o aumento do público leitor dessas autoras, além de, consequentemente, aumentar o índice de leitura no Brasil. Os encontros do Clube MNB não são sequenciais e, para participar, não é obrigatório fazer leitura prévia do texto.

Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de livros de autoria de mulheres negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.

O LIVRO E A AUTORA

O clássico As Mulheres de Tijucopapo, foi escrito quando Marilene Felinto tinha 22 anos de idade. Traduzido para o inglês, o francês, o holandês e o catalão, o romance levou a autora a vencer o prêmio Jabuti na categoria “Autor Revelação”, em 1983.

Marilene Felinto nasceu em Recife, em 1957, e foi criada em São Paulo, para onde sua família se mudou em 1968. É formada em Letras pela USP, é escritora de ficção premiada. Tem romances publicados, coletâneas de contos e ensaios diversos, entre eles Autobiografia de uma escrita de ficção – ou: porque as crianças brincam e os escritores escrevem (Ed. da autora, 2019); Fama e infâmia: uma crítica ao jornalismo brasileiro (Ed. da autora, 2019; Contos reunidos (Ed. da autora, 2019) e Sinfonia de contos de infância (Ed. da autora, 2019); O lago encantado de Grongonzo – (2. ed. 1992); Obsceno Abandono (2002), Outros heróis e este Graciliano (1983); Jornalisticamente incorreto (2000). É também tradutora de inglês (Edgar Allan Poe, Virginia Woolf, Ralph Ellison, Tom Wolfe, Richard Burton, entre outros). Atuou em órgãos de imprensa como Folha de S. Paulo e revista Caros Amigos.

***

SERVIÇO

Data: sábado, 18/09

Hora: 19h

Onde: plataforma Zoom e YouTube da Balada Literária

Inscrições na plataforma Zoomhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft8uNqS48mGGJEkcZ6C5x8nUlvUJ7BIGIhByRmuSmO-mHxYQ/viewform

-+=
Sair da versão mobile