Museu Afro Brasil fecha parceria inédita com o São Paulo Fashion Week

SPFW receberá a mostra “Africa Africans Moda” em forma de desfile; cinco estilistas africanos participam do projeto

Do São Paulo

O Museu Afro Brasil fechou uma parceria inédita com o evento São Paulo Fashion Week. O SPFW receberá a mostra “Africa Africans Moda” em forma de desfile. São trabalhos de cinco estilistas africanos: Palesa Mokubung (África do Sul), Amaka “Maki” Osakwe (Nigéria), Jamil Walji’ (Quênia), Xuly Bët (Mali) e Imane Ayissi (Camarões).

O desfile acontece no espaço central do Museu Afro Brasil no dia 17 de abril às 11h30. O projeto “Africa Africans” traça um panorama sobre a criação visual contemporânea do continente por meio da vinda de obras de artistas de diversos países africanos, incluindo aqueles que participam da mostra de moda.

 

Curador

 

A mostra de moda que acontece no dia 17 de abril tem curadoria de Andy Okoroafor. Nascido na Nigéria, ele é um aclamado diretor de arte, de publicidade, de clipes musicais e de moda em Paris. Okoroafor fundou e dirige o estúdio criativo CLAM, além de editar a CLAM MAGAZINE, revista internacional de moda.

 

Estilistas

 

A sul-africana Palesa Mokubung é a estilista da marca Mantsho e foi uma das designers da marca Stoned Cherie, a primeira marca a ser lançada em seu país, após o fim do regime Apartheid.

 

Nascida em 1987, Amaka “Maki” Osawe é criadora da grife feminina Maki Oh, notável por suas sedutoras peças que fundem técnicas tradicionais nigerianas com detalhadas construções contemporâneas.

 

Xuly Bët também é um nome presente na moda parisiense desde os anos de 1990. O malinês é famoso por sua moda que alia modernidade e liberdade de movimento à força dos estampados e à sensualidade das linhas.

 

O franco camaronês Imane Ayissi já participou de mais 20 edições da Semana de Moda de Paris com suas coleções de alta costura que descontroem clichês sobre a moda africana.

 

Já o queniano Jamil Walji’ usa tecidos delicados e exclusivos com uma variedade de combinações de texturas.

 

O Museu Afro Brasil recebe, como parte da programação oficial do SPFW, o desfile do estilista Lino Villaventura, que apresenta sua coleção para o verão 2016 no dia 16 de abril às 11h30.

 

Desfiles da 39ª edição SP Fashion Week no Museu Afro Brasil

Dia 16/04
Lino Villaventura – 11h30

 

Dia 17/04
Africa Africans Moda – 11h30

 

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Tel: (11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

-+=
Sair da versão mobile