Na reta final para o ENEM 2018? Veja 7 apps que podem ajudar nos estudos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 terá sua primeira etapa no dia 4 de novembro, quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. Na segunda etapa, marcada para ocorrer no dia 11 de novembro, serão aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática.

Por  Ares Saturno Do Canal Tech

Entretanto, quem vai prestar o ENEM em 2018 precisa lembrar que o horário de verão começará no dia 4 de novembro, data da primeira etapa do certame. O governo até cogitou mudar a data para o dia 18, o final de semana seguinte às provas do EN’EM, mas voltou atrás na última hora.

Além da dica de verificar certinho o horário — já saiba que muitos dispositivos eletrônicos que têm suas configurações de horário automáticas podem ser pouco confiáveis — confira aqui 7 aplicativos e jogos que podem ser de grande ajuda na hora de prestar o ENEM:

 

Simulado Já ENEM’

Teste seus pontos fracos e fortes no Simulado Já ENEM (Imagem: Divulgação / Sand Robo

Nesta reta final para o Exame, nada melhor que testar se seus conhecimentos estão afiados para o dia da prova. O Simulado Já ENEM oferece, gratuitamente, questões que já caíram em edições anteriores da prova. Separadas por matérias, as questões podem ser respondidas pelo próprio app, que também corrige e dá ao candidato a chance de detectar pontos fortes e fracos. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

RevisApp

Estude e revise as principais matérias do ENEM (Imagem: Divulgação / KlawApps)

Procurando um aplicativo que te ajude a criar resumos para revisar os principais assuntos que caem no ENEM? O RevisApp pode ajudar. Totalmente gratuito, ele disponibiliza os principais conteúdos do Ensino Médio que costumam cair no ENEM e nos vestibulares das faculdades do país. Ele funciona mesmo sem conexão com a Internet e pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

XeNUBi

Quem é quem na Tabela Periódica? (Imagem: Divulgação / Convertiva Mobile Ltda)

 

Quer fixar as propriedades dos elementos químicos e compreender melhor a organização deles dentro da tabela periódica e ainda se divertir no processo? Então baixe o jogo XeNUBi, que testa seus conhecimentos em relação a pontos de fusão e ebulição, eletronegatividade e densidade de elementos, entre outras características da matéria. Desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), XeNUBi pode ser baixado gratuitamente na App Store.

Jogo da Cabanagem

A Revolta da Cabanagem foi um dos grandes conflitos que marcaram o Século XIX no Brasil e você pode aprender tudo sobre o movimento Cabano nesse jogo gratuito, financiado pela Finep. O jogo é dividido em três diferentes etapas: O período pré-revolucionário, de 1821 e 1823; a explosão do conflito armado, em outubro de 1834; e a tomada do poder, em 7 de janeiro de 1835. Ele pode ser acessado na página do Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é totalmente gratuito.

Formulando

Entenda e memorize as fórmulas de matemática e física (Imagem: Divulgação / Marcelo Terreiro Prado)

 

Seu maior desafio é se lembrar das fórmulas de matemática e física? Então o Formulando vai te ajudar a memorizar as principais fórmulas que são cobradas no conteúdo do ENEM. O app é uma espécie de quiz educacional onde você deve apontar qual a fórmula correta para cada um dos casos disponibilizados pelo teste. Com design amigável, ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

GoConqr

Caption

Esse app é descrito como “uma experiência de aprendizagem colaborativa online” e possui inúmeros recursos gratuitos, como mapas mentais, flashcards, quizzes, resumos de disciplinas em slides, além de te conectar com uma comunidade de estudantes, professores e profissionais online. Você pode ingressar em grupos de aprendizagem de diversos tópicos diferentes e ter acesso a materiais didáticos, links e discussões. O melhor de tudo é que o GoConqr é totalmente gratuito e pode ser baixado paradispositivos Android ou para dispositivos iOS.

Redação Nota 1000 ENEM

Esse é um daqueles aplicativos que a gente mal acredita que é gratuito. Disponível apenas para dispositivos Android, o Redação Nota 1000 ENEM oferece correção gratuita para redações em até 24 horas após o envio, sem necessidade de pagar nada por isso. Os corretores do aplicativo seguem as mesmas diretrizes da correção do ENEM e os temas propostos pelo app são uma boa dica de tópicos quentes que de fato podem ser cobrados na prova.

-+=
Sair da versão mobile