Não Estamos Bem – A saúde mental da pessoa negra

Projeto Não Estamos Bem discute como o racismo afeta o cotidiano de pessoas negras no Brasil

Enviado para o Portal Geledés pelo  projeto Não Estamos Bem

Com o objetivo de expor os danos causados à saúde mental por conta do racismo e acolher pessoas negras neuroatípicas ou não, o projeto colaborativo Não Estamos Bem surge com uma proposta transmidiática, no qual os meios fortalecem uns aos outros e complementam a mensagem que chega ao receptor que, neste caso, é a pessoa negra.

De acordo com Naira Évine, idealizadora do projeto, lidar com uma saúde mental quase inexistente, silenciada, invisibilizada e, por diversas vezes, enlouquecida, resume sua própria história. Em certo momento, quando percebeu que não estava sozinha, que tudo que passou — e ainda passa — é mais comum do que imaginava, passou a se sentir acalentada. Naira ainda acrescenta que a população negra não só morre no sentido literal, mas também vivencia a experiência de morrer e ter que sobreviver cotidianamente. Pela vontade de reverter essa invisibilização, desmistificar preconceitos, debater sobre o tema e ouvir e entender uns aos outros sem medo de que menosprezem suas dores, Naira contou com parceiras e parceiros de diversos estados que abraçaram a causa com muito amor e entrega.

Diante disso, o Não Estamos Bem pretende tornar visível a discussão sobre racismo, através da rede de desabafo, onde serão aceitos textos de pessoas negras que buscam um espaço seguro para desabafar, a produção de uma web série no Youtube e, posteriormente, um documentário sobre o mesmo tema.

No site (http://naoestamosbem.wix.com/naoestamosbem), que já está no ar, podem ser conferidos textos jornalísticos, poemas, ensaios, experiências, como também artigos, livros e materiais sobre saúde mental, racismo e o impacto do racismo na saúde mental das pessoas negras. A web série, que está em fase de pré-produção, discutirá o tema com abordagens mais especificas e com recortes de classe, gênero, sexualidade, entre outros. Por fim, o produto final será um documentário falando sobre o tema e o projeto com pessoas de diversos tipos e lugares Brasil afora.

Para saber mais, acesse:

Site do projeto: http://naoestamosbem.wix.com/naoestamosbem

Página no Facebook: https://www.facebook.com/naoestamosbem

-+=
Sair da versão mobile