Não vamos desistir!

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire)

Por Marcos Barros, do FavelaDaRocinha.com

Foto: Reprodução/FavelaDaRocinha.com

29 de junho de 2017: O Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha perde um de seus alunos para a violência: Renan Neves foi assassinado ao sair do curso e ir para casa.

17 de setembro de 2017: Sete alunos do Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha são impedidos de fazer o segundo exame de qualificação para o vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj – surpreendidos por uma guerra na favela, às 6h da manhã.

Soubemos que além de nossos alunos, outros cinco moradores da Rocinha de um pré-vestibular que fica na Gávea e de outras pessoas que estudaram por conta própria ou em outros pré-vestibulares também tiveram seus sonhos de buscar uma vaga na Uerj adiados por causa dessa guerra que não é nossa. A Uerj se limitou a dizer que este tipo de situação não está prevista no edital. Não vamos desistir!

Ser criado numa favela, ou na periferia, onde estudar é completar o ensino médio, onde estudo e profissão não se convergem, onde quase ninguém do seu círculo de amigos ou mesmo familiar foi além do ensino médio, onde o tráfico tenta te seduzir todos os dias, onde prevalece a falta de infraestrutura, buscar seu lugar numa faculdade é um ato de rebeldia e de coragem. Não vamos desistir!

Todos sabemos que, para o governo, a educação não é e nunca foi prioridade nas favelas. Entretanto, nós, moradores de favela, discordamos disso e buscamos na qualificação escolar e profissional uma forma de melhorar de vida. Não vamos desistir!

A Biblioteca Parque da Rocinha, um espaço de cultura, contato com livros e arte, foi fechada por não ser prioridade para este governo corrupto e covarde. Não vamos desistir!

Incentivar a educação e acreditar nos sonhos de outras pessoas é uma forma de amor. Não precisa ser seu parente, nem mesmo seu amigo, basta que seja um ser humano que deseje se transformar numa pessoa melhor. Não vamos desistir!

Faço parte de um grupo de voluntários que formam um movimento social relativamente pouco conhecido dentro da comunidade, chama-se: Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha (PVCR) localizado na parte baixa da favela. Único pré-vestibular dentro dessa imensa comunidade, estamos sobrevivendo há mais de 20 anos, ajudando jovens e adultos que queiram transformar suas vidas através da educação. Quase não temos recursos, pois não temos apoio de nenhuma empresa ou instituição, mas uma coisa é certa: Não vamos desistir!

Acreditar no seu sonho assim como Renan e todos os outros alunos e voluntários que fizeram e fazem parte do Pré-Vestibular Comunitário da Rocinha nunca será em vão. A despeito de todos os tipos de violência: Nós não vamos desistir!

-+=
Sair da versão mobile