Naomi Campbell confirma que vai depor em julgamento de Taylor

Enviado por / FontePor AFP, no G1

A ‘top model’ britânica Naomi Campbell vai prestar depoimento no julgamento do ex-presidente liberiano Charles Taylor, em Haia, onde ele é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, sobre um diamante que teria recebido de presente dele, anunciou nesta sexta-feira (9) um porta-voz da modelo.

“Naomi Campbell confirmou que assistirá ao julgamento de Charles Taylor em Haia a pedido do Tribunal. É uma testemunha à qual se pediu que ajude a esclarecer alguns acontecimentos de 1997”, declarou a porta-voz da modelo, em comunicado divulgado em Londres.

“A senhorita Campbell deixou claro que está disposta a ajudar no correspondente processo legal”, acrescentou, afirmando que ela “não é acusada” e “não está sendo julgada”.

A modelo foi intimada a comparecer, em 29 de julho, no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), informando na intimação, divulgada no último dia 1º que, caso ela não se apresentasse, poderia ser condenada a sete anos de prisão.

Intimação
Em maio passado, a acusação havia pedido que Campbell fosse intimada para responder a suspeitas levantadas pela atriz Mia Farrow, de que Taylor teria dado de presente um diamante à supermodelo britânica em setembro de 1997, após um jantar organizado pelo então presidente sul-africano, Nelson Mandela.

Segundo a promotoria, Taylor viajou em setembro daquele ano à África do Sul para vender ou trocar por armas diamantes recebidos de rebeldes de Serra Leoa.

Taylor é suspeito de ter liderado os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil naquele país, de 1991 a 2001. Taylor é acusado de assassinatos, estupros e recrutamento de meninos soldados durante o conflito.

 

+ sobre o tema

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Todos os seus personagens favoritos de desenho animado são negros

Pernalonga, negro. Scooby-Loo, negro. Elmo, certamente negro. Por SARAH HAGI, do...

Semana da Consciência Negra – La Salle Esteio – 2011

Preservar, conhecer, resgatar, valorizar e discutir a memória de...

para lembrar

Exposição marca Mês da Consciência Negra na Uneal

A partir do dia três de novembro, a Biblioteca...

Nova série de terror ‘Them’ mostra família negra que se muda para bairro branco

Nova série de terror 'Them' mostra família negra que...

Jovens de escola de dança da Maré fazem turnê por seis cidades francesas

Com coreografia de Maguy Marin, montagem deve chegar ao...
spot_imgspot_img

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=