Natália de Sena Carneiro – Coordenadora de Redes Sociais e Comunicação Institucional

Artigo produzido por Redação de Geledés

Nos últimos anos vem atuando como Estrategista Digital / Gerenciamento de projetos digitais e Redes sociais de Geledés 

Projetos em Geledés 

“Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne

Durante toda quarta-feira, um texto produzido por historiadoras negras e historiadores negros é publicado no Portal com objetivo de fortalecer as reflexões voltadas à superação do racismo no Brasil e à democratização do conhecimento mediante práticas de letramento histórico.

Coletiva Negras que Movem, integrada à área colaborativa “Guest Post” do Portal Geledés, divulgando semanalmente artigos de integrantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco do Fundo Baobá.

 

  • Campanhas e parcerias 

Exposição de Geledés no Google Arts & Culture: Em setembro de 2020, fomos convidados pelo Google Arts & Culture para conhecer a plataforma e se possível criar uma exposição sobre o dia da consciência negra.

Entendemos que este trabalho deveria ter um olhar histórico e por este motivo, convidamos a Rede de Historiadoras Nagras e Historiadores Negros, para fazer parte da construção e curadoria do projeto que resultou na construção da exposição “Nossas Histórias: vidas, lutas e saberes da gente negra”. Este trabalho também é desenvolvido em parceria com o acervo cultural Cultne.

‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’  Geledés, Instituto da Mulher Negra, anuncia, com apoio da SaferNet, ONG referência na defesa e na promoção dos direitos humanos na internet, e do Instagram, o lançamento de ‘Racismo e Bullying: Como proteger jovens negras?’,  uma nova série de animação sobre as formas de discriminação que jovens negras sofrem e o impacto em suas vidas. A série ficará disponível no canal do IGTV do @portalgeledes 

  • Projetos desenvolvidos e executados nos últimos anos 

Curso de Multimídia:  Em parceria com o Zoom Cares,  curso gratuito irá capacitar jovens negros da cidade de São Paulo, com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho e estimular a produção em diferentes àreas da comunicação com enfoque nas temáticas de raça e gênero.

Memória tem cor: Primeira campanha de Geledés Instituto da Mulher Negra,  feita no Twitter e que contou com o apoio do Twitter Brasil, Fundação Tide Setubal e Mutato. 

Guia Instagram: Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha,  Geledés lançou com o apoio do Instagram Brasil,  em sua página a aba Guias. Os conteúdos disponibilizados nesta página dialogam com textos de integrantes da organização e conteúdos de parceiros. Essa é  uma ação de reflexão sobre as estruturas que levaram mulheres negras a serem alvos de discriminação e de diversas violências. Falamos também sobre a trajetória da luta antirracista e os caminhos percorridos que trouxeram importantes conquistas, como as cotas na área de educação.

Criação do Canal no YouTube: Em 2018, entendemos a necessidade de fazer uma extensão das nossas pautas para o Youtube, para alcançar um novo público e uma ampliação de todos os conteúdos disponibilizados pelo Portal.

#GERACIONAL: Geledés Instituto da Mulher Negra com o apoio do Instagram promoveu encontros geracionais para valorizar o ativismo, música, arte e literatura.

Documentário 30 anos de Geledés: Para marcar os 30 anos da instituição, foi feito um documentário que contou com a presença de ex-integrantes e atuais integrantes de Geledés 

+ sobre o tema

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...

Érica Pereira – Coordenadora de Gestão Administrativa e Financeira

[email protected] Érica Pereira é Coordenadora Executiva e bacharel em direito, graduanda...

para lembrar

Filme premiado ironiza padrão de beleza feminino e faz sucesso nas redes sociais

Curta-metragem explicita o contraste entre a pressão sobre a...

Nova geração usa redes sociais para bater de frente com o racismo sem meias palavras

“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”, diz...

Internet ampliou mobilização contra racismo nos EUA

Visibilidade de casos de abuso de policiais contra negros...

Apuan Design e Cultne.TV lançam filtro de Instagram para cobertura do Baile Black Bom

Criado especialmente para a cobertura do Baile Black Bom,...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie Mandela e iniciei minha contribuição para a organização em 1990, na área de comunicação. Em...

O mercado do “antirracismo” nas redes sociais e os fregueses brancos

As redes sociais são um grande Mercado, onde se encontra de tudo. Tudo mesmo: autoajuda, moda, tendências, política, culinária, deus ou deuses, ódio, pensamento...
-+=