“Navio Atavos” sugere reflexão sobre a ancestralidade afro-descendente

Exposição gratuita pode ser conferida até 22 de setembro.

Do Itu

Contemplado pelo edital de cultura concurso nº 01/2016, o projeto “Navio ATAVOS“ organizado por Pola Fernandez junto ao Grupo de Mulheres Negras Saltenses Nyota está em exposição na Biblioteca Pública Municipal, sob entrada livre e gratuita até 22 de setembro (quinta-feira), e tem como objetivo o resgate da memória das Culturas tradicionais Afro-Brasileiras assim como a divulgação dessas memórias por meio da arte coletiva.

Ao som do Coral Vozes Afro, a montagem da exposição foi finalizada na noite de 25 de agosto, sob a presença de familiares, amigos, integrantes do Espaço Cultural Barros Junior e representantes do Museu Republicano de Itu.

A produção coletiva é um grande painel com o desenho de um navio negreiro sobre o mar, impresso em tecido, preenchido por bordados contendo frases do poema “Navio Negreiro” do Poeta Castro Alves, que mais sensibilizaram cada uma das integrantes. Junto a exposição há um painel explicativo, outro com o poema inspiração, além de fotos e vídeo contendo o processo de construção da mostra.

O Secretário de Cultura Marcos Pardim, presente na oportunidade, fez questão de reafirmar que o projeto é um relicário e merece ser visto por todos. Durante a fala da organizadora, foi possível compreender que o trabalho de bordados realizado coletivamente é, na verdade, um exercício de resgate da ancestralidade, por meio de conversas e rodas de aprendizado. O projeto está em desenvolvimento desde maio, porém, o relacionamento entre a artista e o grupo é antigo, resultando em belíssimos trabalhos anteriores, como “Atavos” e “Mulheres Bordadas – Fios do Passado”.

“Quisemos deixar esta marca numa obra de arte para que todos saibam, para que todos lembrem. É um símbolo de uma tomada de consciência e de reflexão”, finalizou Pola Fernandez.

Serviço:
Exposição “Navio Atavos”
Organizada por Pola Fernandez junto ao Grupo de Mulheres Negras Saltenses – Nyota
Biblioteca Pública Municipal de Salto
Local: Praça Paula Souza, nº 30, no Centro – Salto/SP
Exposição aberta até o dia 22 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.

-+=
Sair da versão mobile