Negras e crespas: Esta mãe criou bonecas para que suas filhas se sentissem representadas

Imagine entrar em todas as lojas de brinquedo do shopping center a procura de uma boneca que sua filha possa se reconhecer minimamente em sua imagem e simplesmente não encontra-la.

Do HuffPost Brasil

Pois é. Essa situação era vivida ano após ano por Mushiya Tshikuka que queria presentear suas pequenas com uma boneca negra.

Diante da dificuldade de encontrar no mercado um brinquedo que não impusesse padrões de beleza, a apresentadora americana criou a My Nature Doll.

Muito além de uma boneca, Mushiya acredita que a linha de brinquedos é uma ferramenta para fortalecer a autoestima e confiança das garotas negras.

“Eu me lembro de ir à loja, muitas lojas na verdade, à procura de uma boneca negra porque o Natal estava se aproximando e minhas meninas tinham idade suficiente para dizer ‘mamãe, eu quero uma boneca’. Recusei que minhas pequenas meninas negras lindas tivessem bonecas brancas porque eu não queria confundir sua confiança. Eu tinha trabalhado tanto nisso. Mas cada boneca preta que eu via tinha cabelos lisos, cachos longos sintéticos e esbranquiçados ou eram simplesmente carecas. Veja, minhas filhas nasceram com uma cabeça cheia de cachos. Onde estava aquela boneca? Eu fui de loja em loja, Natal após o Natal, ano após ano e simplesmente desisti e comprei um livro. A boneca preta na maior loja de bonecas da América, estava vestida com roupas de escravas. Ela era uma antiga escrava. Eu me recusei a comprar uma boneca que não se parecia com elas e deixar de celebrar sua grandeza e beleza.”


De pele 100% negra, cabelos que podem ser trançados ou deixado ao natural, a boneca recebeu o nome de Keleshe e é um símbolo do empoderamento e da beleza negra.

“Quando amigos e família davam Barbies ‘esbranquiçadas’ de aniversários, eu gostaria de devolve-las. Eu sei que soa duro, mas eu estava muito preocupada com os efeitos psicológicos de brinquedos sobre a auto-estima das crianças e as pesquisas provaram meus pensamentos. Mas quanto mais elas ficaram mais velhas, mais elas exigiram bonecas. E como eu não conseguia encontrar bonecas bonecas que as representassem, decidi criar minhas próprias bonecas. Daí, o nascimento de My Natural Doll. Ela tem pele escura, cabelo 100% virgem que pode ser torcido, trançado e lavado justamente como o nosso próprio cabelo. O nome dela é Keleshe.”

No Instagram da marca de brinquedos, Mushiya compartilhou o quão importante é essa realização.

“Você não está apenas comprando um brinquedo. Você está comprando o AMOR e AUTOESTIMA para seu filho e mudando sua vida. As pessoas me dizem que eu tenho feito muito na vida para nossas mulheres e nossa comunidade. Criar @MyNaturalDoll é uma das realizações mais orgulhosas que eu alcançarei nesta vida para este mundo.”

-+=
Sair da versão mobile