Negritude de luto: Abdias Nascimento no Olorun

FONTEDo O Globo
Abdias Nascimento em Nova York, 1997. ACERVO ABDIAS NASCIMENTO/ IPEAFRO (Foto: Chester Higgins Jr.)

O ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, morreu na noite desta segunda-feira. Adbias tinhas 97 anos e estava internado no Hospital dos Servidores, no Centro do Rio. Ele sofria de diabetes e já estava no hospital há mais de dois meses.

Abdias criou, em 1944, o Teatro Experimental do Negro. O político – foi deputado federal e senador -, poeta, escultor, ator e escritor, deixa três filhos.

Ele foi professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor “Honoris Causa” pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília.

Como escritor, foi autor de vários livros, como “Sortilégio”, “Dramas para negros e prólogo para brancos”, “O negro revoltado”, e outros.

Em nota, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lamentou a morte de Abdias.

“Abdias Nascimento foi um grande homem e pioneiro na luta pelos direitos dos negros no Estado do Rio de Janeiro, servindo de exemplo para todo o país. Foi, durante toda a sua brilhante trajetória de vida, um ativista incansável. É incontestável que Abdias Nascimento tenha exercido papel fundamental na garantia dos direitos à população negra. A sua morte é uma perda para toda a sociedade, mas o seu exemplo e as suas conquistas serão para sempre reconhecidos”, diz o comunicado.

 

-+=
Sair da versão mobile