Negro Belchior: Hoje é dia de Nelson Mandela

FONTEPor Negro Belchior, do Vermelho
Getty Images

Dia 18 de Julho é aniversário de Nelson Mandela. O grande ícone da luta antirracista na África do Sul faria hoje 98 anos. Sua morte em 5 de dezembro de 2013 comoveu e mundo e seu exemplo em vida é uma verdadeira lição de resistência e humanidade.

Como reconhecimento de sua luta, a ONU instituiu ainda em 2009, a data de 18 de Julho como o Dia Internacional Nelson Mandela – Pela liberdade, justiça e democracia, uma homenagem à sua dedicação e seus serviços à humanidade, pela mediação de conflitos, pelo combate ao racismo e pela promoção de direitos humanos.

No Brasil, Mandela foi abraçado pelo povo negro brasileiro, recebido por chefes de Estado e acolhido em especial pela então prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (foto) e pelo inesquicivel governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que levou Madiba a ser recebido por mais de 40 mil pessoas em plena Praça da Apoteose, como bem registra o vídeo do acervo Cultne, abaixo.

Em tempos de continuidade barbárie racial mundo afora, seja nos conflitos super noticiados a partir dos EUA e da xenofobia europeia, seja nos invisibilizados massacres de negros em países africanos ou no Brasil, o fato é que a mensagem de Madiba continua urgente e necessária.

Feliz dia Internacional Nelson Mandela pra você também!

Assista abaixo o vídeo sobre a homenagem a Mandela no Brasil

*Negro Belchior é professor e ativista social, militante do Movimento Negro, Movimento de Cursinhos Comunitários

-+=
Sair da versão mobile