Negros e pardos somam 37,4% nas universidades, diz IBGE

Embora número de alunos no ensino superior tenha acrescido no período de dez anos, elevou de 9,8% em 2002 para 15,1% em 2012, a disparidade entre brancos e negros ou pardos na instituição ainda é extensa. Conforme apreciação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada com suporte na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anunciada nesta última sexta-feira (29), em 2012, à medida que 66,6% do total de universitários brancos de 18 a 24 anos cursavam o ensino superior, 37,4% dos universitários negros ou pardos ficavam no mesmo grau.

Getty Images

Em comparação aos elementos regionais, em 2012, as regiões com grande centralização de estudantes na faculdade, abrangendo mestrado e doutorado, são Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com percentagens de 67,1%, 60,5% e 60%.

Se for ponderada a cor e raça do aluno, o grande agrupamento de estudantes da cor branca jaz no Sul com 71,3%, acompanhada por Centro-Oeste e Sudeste, as duas com 70,4%, Nordeste com 53,3% e Norte com 49,1%. Os universitários negros e pardos são mais reunidos no Centro-Oeste com 51,2%, logo após surgem às regiões Sul com 45,9%, Sudeste com 43,7%, Nordeste com 31,6% e Norte com 29,7%.

O agradável relato dos elementos da Pnad 2012 que puxaram de suporte para esta pesquisa é que o índice de analfabetismo no Brasil cessou de ruir. No ano passado, a percentagem de analfabetismo de indivíduos com 15 anos ou mais de idade foi medida em 8,7%, o que satisfez a cota de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, este índice foi de 8,6% e a cota foi de 12,9 milhões de indivíduos.

Conforme o IBGE, a alteração de 0,1 ponto percentual de 2011 para 2012 está incluso do intervalo de confiança, e não constitui essencialmente que o analfabetismo alargou, e sim que se conservou estatisticamente imutável.

Fonte: Noticiasbr

+ sobre o tema

Frente de alunxs do colégio PedroII discute gênero, etinicidade, politica e sociedade

Desde sempre tive uma admiração muito grande pelo Colégio...

Gênero e raça em quatro edições do Enem: o perfil dos inscritos

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de...

Alckmin: “Nossa decisão é adiar a reorganização e discuti-la escola por escola”

Governador decide suspender a política que fecharia 93 unidades...

Gravidez é responsável por 18% da evasão escolar entre meninas

Entre os meninos, apenas 1% deixa os estudos pelo...

para lembrar

A escola precisa de liberdade, diversidade e ética

No post anterior explico em que medida toda educação é...

Intelectuais Indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil

Um panorama da institucionalização dos Grupos PET-Indígenas nas universidades...

Oficina de Formação Afreaka: A África nas escolas, uma abordagem sem estereótipos

O Projeto Afreaka se apresenta como uma Iniciativa multidisciplinar...

Gênero e raça em quatro edições do Enem: o perfil dos inscritos

Neste fim de semana, dias 24 e 25 de...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=