NICHO 54 abre inscrição para seleção de 10 projetos de realizadores negros para rodada de negócios com players

Projetos selecionados vão participar da Rodada de Negócios, que integra o Eixo Mercado do NICHO NOVEMBRO 2021. Inscrições podem ser realizadas entre os dias 28 de outubro e 02 de novembro

FONTEPor Cristiano Filiciano, enviado para o Portal Geledés
Divulgação

O instituto NICHO 54 abre, entre os dias 28 de outubro e 02 de novembro, chamamento para a seleção de 10 longas-metragens para participarem da Rodada de Negócios, evento que reúne criativos negros e empresas produtoras do setor e que integra o Eixo Mercado do NICHO NOVEMBRO 2021, que este ano acontece entre os dias 05 e 14 de novembro com o tema “Para qual normal voltaremos?”.

Com o objetivo de propulsionar carreiras de realizadores negros no campo audiovisual e contribuir para o amadurecimento de projetos em desenvolvimento, serão selecionadas cinco obras de ficção e cinco documentários para a Rodada de Negócios.

Podem participar projetos escritos em português e de autoria de um profissional negro. As inscrições dos projetos podem ser feitas gratuitamente por  meio do formulário disponível aqui, no qual também estão especificados todos os critérios de participação.

Os autores dos projetos selecionados vão participar de encontros virtuais e rodadas de negócio no período de 10 a 12 de novembro com players do mercado e parceiros da rede do NICHO 54, entre eles o Projeto Paradiso, que oferecerá um Prêmio Paradiso de R$5 mil em desenvolvimento a um projeto brasileiro de ficção e integração de seu realizador à Rede Paradiso de Talentos.

A Rodada de Negócios do NICHO NOVEMBRO terá também premiações em  serviços,  e recursos para o desenvolvimento do projeto, que em breve será divulgada pelas redes sociais do NICHO 54. Será aceita apenas a inscrição de um projeto por proponente.

Painéis de Mercado

Além da Rodada de Negócios, o Eixo Mercado desta terceira edição do NICHO NOVEMBRO  vai contar com painéis conduzidos por  profissionais do setor audiovisual.

Marcando a abertura do NICHO NOVEMBRO no dia 05 de novembro, às 15h, o painel “Conversa com o Instituto” traz Fernanda Lomba e Heitor Augusto, diretores do NICHO 54, para um bate-papo com o público. 

Os painéis prosseguem entre os dias 09 e 11 de novembro com discussões voltadas ao eixo temático do evento Entre os nomes confirmados está Jonathan Haagensen, ator de cinema e teatro brasileiros e atualmente produtor a frente da Black Pen Filmes.

Todos os encontros serão transmitidos pelo Youtube e Facebook do NICHO 54 e terão mediação de Fernanda Lomba. Confira abaixo a lista completa dos painéis de Mercado do NICHO NOVEMBRO.

Data: 05 de novembro 

Tema do painel: Conversa com o Instituto – Evento de abertura da terceira edição do NICHO NOVEMBRO

Horas: Das 15h às 17h

Participantes: Fernanda Lomba e Heitor Augusto, diretores do NICHO 54

Data: 09 de novembro

Tema do painel: Linguagem Para o Novo Normal

Horas: Das 17h às 19h

Participantes confirmados: divulgação em breve nas redes do NICHO 54

Data: 10 de novembro

Tema do painel: Cuidar dos nossos: saúde mental e violência no novo normal

Horas: Das 17h às 19h

Participante confirmado: divulgação em breve nas redes do NICHO 54

Data: 11 de novembro

Tema do painel: Caminhos Institucionais: organizações coletivas para o novo normal

Participantes confirmados:  divulgação em breve nas redes do NICHO 54

Sobre o NICHO NOVEMBRO:

Contemplando integralmente os três eixos do instituto – Curadoria, Formação e Mercado – , o evento deste ano segue gratuito e reúne mostra de filmes, com os destaques nacionais e internacionais da safra anual de obras focadas nas vivências negras; atividades de formação, que buscam o compartilhamento de conhecimento e experiências cinematográficas; e participação no mercado audiovisual, por meio de painéis de discussão sobre temas do setor e rodada de negócios com players do mercado.

As atividades de Formação serão realizadas via Zoom, com participantes selecionados por inscrição já encerrada, e as de Mercado  poderão ser acessadas gratuitamente pelo Facebook e Youtube do NICHO 54. Já os filmes serão exibidos pela plataforma de streaming exclusiva SALA 54 (www.sala54.com.br), que abriga todas as mostras on-line de filmes do instituto. Acompanhe todos os detalhes do evento pelo nosso Instagram (@nicho54br) e pelo Facebook: https://www.facebook.com/nicho54brasil .

A terceira edição do NICHO NOVEMBRO é correalizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio da Spcine, e pelo Fundo Goethe| Hilfsfonds, com apoio institucional do Projeto Paradiso,  Goethe-Institut, Quanta e Compasso.

Sobre o NICHO 54:

Atualmente dirigido por Fernanda Lomba e Heitor Augusto, o Instituto NICHO 54 visa fomentar a presença negra no audiovisual. Incorporando perspectivas de gênero, classe e orientação sexual, atua na estruturação de carreiras de pessoas negras com vistas a posições de liderança criativa, intelectual e econômica.

O Instituto está estruturado em três pilares: Formação, que compreende a capacitação para profissionais exercerem distintas funções na cadeia do audiovisual; Curadoria, cuja ênfase está na formação do olhar e de disputa do imaginário, seja por meio da programação de filmes quanto na oferta de oficinas e vivências curatoriais para jovens profissionais negros; e Mercado, com ações de estímulo à aproximação entre profissionais e a indústria, bem como atuando na sensibilização de agentes contratantes e realização de ambientes de mercado para projetos de realizadores negros.

O NICHO 54 nasce em diálogo com experiências internacionais que tratam da reparação dos cenários de exclusão de raça e gênero no audiovisual, como o programa Diversity and Inclusion no European Film Market (Berlinale) e Diversity in Cannes (Festival de Cannes).

Serviço:

O quê? Chamamento para a seleção de projetos de longas-metragens para a Rodada de Negócios do NICHO Novembro (3ª edição)

Quando? De 28 de outubro a 02 de novembro

Onde? Inscrições pelo formulário: https://forms.gle/6qqr3UsSDdCVqsfV9

-+=
Sair da versão mobile