Nicho executiva participa das atividades de mercado do Festival Internacional de Cinema de Toronto

Delegação de mulheres negras brasileiras marca presença no tradicional festival canadense entre os dias 08 e 14 de setembro de 2022

FONTEEnviado ao Portal Geledés
NICHO Executiva (Foto: divulgação)

Lançado em janeiro deste ano, programa de mentoria em produção executiva do NICHO 54 já integrou as ações da indústria dos Festivais de Cannes, Berlim e DocMontevideo

Após participações no European Film Market e Toolbox, ambos ligados ao Festival de Berlim, no Marché du Film, em Cannes, e no DocMontevideo, o NICHO Executiva marca presença em mais um mercado internacional. Desta vez, o programa de formação em produção executiva do NICHO 54 desembarca no Canadá para participar do evento da Indústria do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) 2022, que acontece  entre os dias 08 e 18 de setembro. 

A participação em Toronto configura também importantes parcerias para o instituto, como a cooperação estabelecida com P.J Marcelino, produtor veterano baseado em Toronto que conectou o NICHO 54 a instituições da indústria canadense dedicadas a programas, pesquisas e ações de diversidade e mercado: Black Screen Office e Bipoc TV and Film, além da organização do TIFF

Liderada por Fernanda Lomba, cofundadora do NICHO 54 e idealizadora do NICHO Executiva, a delegação terá um roteiro presencial de atividades no evento canadense entre os dias 08 e 14 de setembro, incluindo reuniões com executivos da indústria e participação em debates e masterclasses.

Entre os principais destaques da presença do NICHO Executiva no TIFF 2022, está a participação, no dia 12 de setembro, na Conferência de Visionários do Sindicato dos Diretores do Canadá, atividade que vai contar com diretores e produtores dos filmes em exibição no festival, além de executivos de estúdios americanos e canais de televisão.  

“A presença em Toronto é singular, pois trata de um território com indícios de uma indústria mais racializada em relação a outros mercados. Será uma oportunidade de estabelecer conexões, aprender e compartilhar estratégias entre a nossa delegação e profissionais canadenses. A cooperação com o P.J. Marcelino foi assertiva em localizar os principais agentes e preparar uma intensa programação personalizada para as mulheres brasileiras”, afirma Lomba. 

A presença do NICHO Executiva no Mercado do Festival de Toronto 2022 é realizada em parceria com a Open Society Foundations, Instituto Ibirapitanga, Instituto Goethe/Hilfsfonds e apoio institucional do Projeto Paradiso, Anatomy of Restlessness Films, Black Screen Office, BIPOC TV & Film. 

As empresas e instituições que desejam apoiar o programa, bem como as demais ações do NICHO 54, podem enviar e-mail para executivo@nicho54.com.br 

MAIS SOBRE O NICHO EXECUTIVA

Lançado em janeiro de 2022, o NICHO Executiva oferece formação teórica e prática em Produção Executiva para o mercado audiovisual. O programa empenha recursos, tecnologias e estratégias em uma metodologia própria que busca atingir objetivos concretos na jornada de aprendizagem e fortalecimento do perfil de liderança executiva de mulheres negras. 

“Ampliar a presença de profissionais negras nas lideranças executivas e criativas dos processos audiovisuais significa repensar todo um sistema que vem desde sempre construindo as narrativas e disputando imaginários sem considerar a diversidade e a amplidão de vozes da nossa  sociedade”, afirma Joelma Gonzaga, produtora e coordenadora do NICHO Executiva, que atua, ao lado de Fernanda Lomba, como mentora das participantes.

Para esta primeira edição do programa, foram selecionadas cinco produtoras em estágio inicial e médio de carreira, são elas: Cláudia Roberta, Daiane Rosário, Emanuela Barboza, Flávia Santana e Yolanda Barroso. Além de formação sobre atuação executiva – com módulos que abordam temas como Internacionalização, Jurídico, Regulação, Comercialização, Planejamento, Distribuição e Line Production -, as profissionais  recebem aulas de inglês, suporte psicoterapêutico e participam de reuniões com executivos brasileiros e estrangeiros do setor audiovisual.

Mais sobre o Mercado do Festival de Toronto:

A Indústria do Festival Internacional de Cinema de Toronto projeta eventos e atividades voltadas para as necessidades dos criadores, durante todo o ano, bem como no período do festival de cinema. Com um ambiente de negócios amplamente desenvolvido, o evento impacta anualmente mais de  6 mil profissionais do audiovisual. 

Para conferir a programação completa das atividades de Mercado do TIFF, acesse a página: https://tiff.net/industry

Serviço

O quê: NICHO Executiva no evento de Mercado do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2022 (TIFF).

Quando: De 08 a 14 de setembro de 2022

-+=
Sair da versão mobile