Nina Simone é PRETA. Possui ROSTO AFRICANO

O que fizeram com a cantora é um desrespeito a todos nós. Um insulto aos nossos traços. É negar o que somos…

Por Fábio Kabral Do Medium

Traços negros. Nós temos. Somos pretos. Somos negras e negros. Nossa pele é escura. Você sabia? Nossos traços são esses. Somos pretas e pretos, e nós estamos aqui.

Precisa dizer? Precisa sempre lembrar? Onde a nossa pele mais escura está? Por que vocês não querem que apareça? Onde está os nossos tons mais escuros? Cadê os nossos cabelos mais crespos? Onde se encontra os nossos narizes e bocas do Continente?

1-XQ36pH4WaY1fnBHAxhjGvA

Imensa diversidade existe no nosso povo. Isso é verdade. Há descendentes mais claros, há descendentes mais escuros. Há traços mais finos sim. Há cabelos que não são crespos, e sim cacheados, encaracolados. Até mesmo lisos. Há sim.

E é por isso que você vai deixar de lado todos esses que não se aproximam desse teu fenótipo pálido? É por isso? Você quer usar os que se parecem com você, e chamar isso de “diversidade”? Cadê os melaninados? Cadê os traços de beleza potente? Cadê as peles escuras, escuras mesmo, nos teus filmes, nos teus noticiários, nas tuas revistas, no teu imaginário?

 

Uma pele preta é uma pele preta.

O que a Nina teve de enfrentar simplesmente por existir? Com o que ela teve de lidar para conseguir se firmar? Quantos demônios interiores ela teve de enfrentar? Quantos demônios pálidos ela teve de encarar?

Você não sabe. Nunca saberá. Não faz ideia. Então, você a desrespeita. Você usa um de nós que se parece mais com você. E nos joga contra esse que está sendo usado por você. Você senta e se diverte. Você quer que nós nos enfrentemos até a morte. Para você pisar em cima dos sobreviventes.

Você nega a oportunidade para quem se parece com a Nina Simone. Você quer que desapareça quem é tão escuro quanto a Nina Simone. Você finge que não vê. Você não quer que apareça outra que nem a Nina Simone. Você usa algum de nós que se parece mais com você pra causar discórdia… E a escolhida não tem culpa alguma. É uma pessoa preta como nós. Você sabe disso, sabe muito bem. E sabe que essa escolha causará controvérsia. Sabe que alguns de nós vão contestar, vão xingar. E você assiste a tudo de camarote…

Você é covarde. Você é uma pulga, um carrapato pálido que nasceu ontem. Nós somos muito mais velhos que você. Muito mais. E duraremos ainda mais.

O que fizeram com a Nina Simone é um desrespeito. É um insulto à sua memória. É a negação de tudo o que ela teve de enfrentar para se firmar. Para conseguir brilhar nas regras e ditames impostos por vocês. Para simplesmente existir como um ser humano neste mundo dominado por vocês.

Nina Simone é preta. Negra.

-+=
Sair da versão mobile