Nos EUA, Anielle Franco se reúne com Representante de Estado para Justiça e Igualdade Racial americana

Tônica da conversa foi o fortalecimento das ações voltadas para a população negra dos dois países

FONTEEnviado para o Portal Geledés
Ministério da Igualdade Racial

Durante a agenda da viagem presidencial aos Estados Unidos, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, teve uma reunião de trabalho com a  Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado Americano, Desirée Cormier Smith. 

O principal foco da conversa foi o JAPER, um acordo bilateral entre EUA e Brasil para o enfrentamento ao racismo.  Falamos sobre o fortalecimento de ações entre os países voltadas para a população negra, como nas áreas da educação, saúde e segurança pública”, disse a ministra. 

Ministério da Igualdade Racial

O genocídio da juventude negra, um grande tema de discussão nos dois países também foi um tema abordado na discussão da retomada do Japer. Entre os planos do Ministério da Igualdade Racial para os primeiros dias de governo, está o relançamento do Programa Juventude Negra Viva, que pretende atuar frontalmente contra a morte de jovens no Brasil, em articulação com outros ministérios.

Durante a reunião foram definidas algumas datas de eventos importantes e os próximos passos para a retomada do acordo, assinado inicialmente em 2008 e que teve suas últimas ações em 2011.

-+=
Sair da versão mobile