Nota da Plataforma Dhesca sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco

FONTEDa Plataforma Dhesca Brasil
(Foto: Divulgação/ Dhesca Brasil)

A Plataforma Dhesca Brasil manifesta indignação e pesar pelos assassinatos da vereadora do Rio de Janeiro e defensora dos direitos humanos, Marielle Franco e do companheiro Anderson Pedro Gomes, motorista também vitimado nesta quarta-feira (14) às 21h30 na região central da cidade.

Somando forças a outras organizações e movimentos sociais, exigimos que os órgãos competentes promovam rigorosa investigação para apuração das circunstâncias que envolveram os inadmissíveis fatos noticiados.

Preocupa-nos o acirramento da violência e brutalidade dos crimes cometidos contra defensores e defensoras de direitos humanos da sociedade civil nesse momento de quebra do Estado democrático e consequente violação de direitos fundamentais.

Com trajetória única e fundamental na defesa de direitos, Marielle, mulher negra, era um dos ícones da luta na defesa dos direitos de mulheres negras, com significativa atuação contra o genocídio da juventude negra de comunidades empobrecidas do Rio de Janeiro, com destaque para Favela da Maré, local em que nasceu. Mulher de luta construiu um mandato popular e coletivo com agendas estruturantes para a garantia de direitos humanos. Foi nomeada Relatora da Comissão de Acompanhamento da Intervenção Federal no Rio de Janeiro em fevereiro de 2018.

Marielle Presente!

-+=
Sair da versão mobile