Nota Eleições OAB 2018

Arquivo Pessoal

No ultimo dia 29 de novembro a advocacia elegeu para comandar a Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional São Paulo, no triênio 2019/2021, a Chapa 11 liderada pelo Dr. Caio Augusto da Silva Santos, advogado atuante na cidade de Bauru.

por Maria Sylvia Oliveira e Rodnei Jericó do Geledés

Dra Maria Sylvia e Dr Rodnei Jericó – Arquivo Pessoal

A chapa vencedora tem uma composição muito plural, composta com 38% de mulheres e respeitando a diversidade e inclusão, pela primeira vez na história da OAB, em São Paulo, o Conselho que é o órgão máximo do organograma da entidade terá como conselheiros sete membros da advocacia negra, sendo 5 mulheres e 2 homens.

O número ainda é pequeno se levarmos em consideração que o Conselho é formado por 160 membros, mas é importante salientar que todas as propostas pensadas e elaboradas pelo Coletivo Independente de Advogadas e Advogados Negros e Negras para a valorização da advocacia negra foram integralmente aceitas pelas lideranças da chapa eleita e pautaram a campanha.

Ainda estamos longe de ter a representação adequada neste Conselho, assim como em muitas outras áreas de atuação, já que negros e negras no Estado de São Paulo somam 37% da população.

Vencemos uma pequena batalha, cabe agora a cada advogada negra e advogado negro no Estado de São Paulo ocupar esse  espaço que também é nosso.

Dentre as advogadas e advogados, negras e negros, encontram-se a Dra. Maria Sylvia de Oliveira e Dr. Rodnei Jericó, ambos de Geledés – Instituto da Mulher Negra, na condição de conselheira efetiva e conselheiro suplente, ambos com direito a voto nas decisões que serão tomadas pela entidade estadual.

-+=
Sair da versão mobile