Nova coluna da Rádio USP promove diálogos entre educação e direitos

Na próxima sexta-feira , dia 3 de maio, estréia na Rádio USP uma nova coluna: Educação e Direitos. Semanalmente, toda sexta-feira, às 8 horas, serão tratados os seguintes temas: diferenças e desigualdades sociais; relações étnico-raciais; direitos coletivos; feminismo/feminino; participação popular e  planejamento. O Jornal da USP no Ar conversou com a nova colunista e professora da Faculdade de Direito da USP, Eunice Prudente.

Por Caroline Aragaki, Do Jornal da USP

Eunice Aparecida de Jesus Prudente, mulher negra, de cabelo cor de mel, vestindo uma blusa branca larga.
Colunista Eunice Aparecida de Jesus Prudente, docente da Faculdade de Direito da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A coluna busca promover uma interlocução entre Direito e Educação, visto que a Constituição Federal aborda a educação como um direito humano fundamental. Eunice comenta sobre a educação como prática da liberdade, pensamento de Paulo Freire, e sobre a necessidade de criticidade quanto aos 700 mil jovens brasileiros presos, com base na fala emblemática de Darcy Ribeiro: “Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Assim, ela pretende “aprofundar essas questões e estabelecer os diálogos sempre entre educação e os direitos, ou seja, exercício de direitos”.

De acordo com a professora, a família é uma instituição que também necessita de olhar crítico. “Levamos da família todas as ideias pré-concebidas: racismo, patriarcalismo, a busca do exercício de poder em relação a outra pessoa” antes de estabelecer relações com a sociedade.

Dados do Direito mostram que crimes de abuso e de violência são praticados no âmbito da família. “Daí a importância da escola para a formação do novo cidadão brasileiro que pretendemos”, uma educação que sociabiliza para a inserção na sociedade.

 

-+=
Sair da versão mobile