Novela que retratou as tradições de matriz africana recebe prêmio nos EUA

Enviado por / FontePor SEPPIR

A novela Lado a Lado, exibida pela Rede Globo, em 2012, venceu a 41ª edição do International Emmy Awards, como o melhor folhetim da tevê mundial. A cerimônia de gala aconteceu nesta segunda-feira, 25, em Nova York, nos Estados Unidos e é considerada o Oscar da televisão.

Em março deste ano, quando a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) comemorou dez anos de criação, os autores e o elenco da novela receberam sua primeira homenagem nas pessoas do escritor João Ximenes e dos artistas Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa, agraciados com uma placa.

A SEPPIR considerou que a trama ambientada no Rio de Janeiro do início do Século XX retratou as tradições de matriz africanas sem estereótipos. “Essa é primeira homenagem recebida por Lado a Lado e vai ajudar a fazer com que uma empresa como a Rede Globo perceba como a gente quer ser visto na televisão brasileira”, disse Lázaro, na época.

Nos EUA, anunciado pelo ator americano Jeffrey Tambor, o prêmio foi entregue aos autores Cláudia Lage e João Ximenes Braga, ao diretor geral Vinícius Coimbra, ao diretor Cristiano Marques e ao ator Thiago Fragoso.

História local – João Ximenes Braga disse estar duplamente emocionado com o reconhecimento tão importante! “Lado a Lado é uma novela muito brasileira. No pano de fundo das nossas histórias de amor, mostramos fatos que ajudaram a definir a identidade cultural brasileira, como o samba, a capoeira, o carnaval, a popularização do futebol, as religiões de matriz africana, as favelas… Então, o prêmio atesta não só a qualidade da novela em si, mas também que conseguimos fazer uma história local que tocou um júri internacional, isso não é pouco”, afirmou.

Cláudia Lage, que dividiu a autoria com João, também comemorou a conquista do Emmy. “A novela discute temas ainda polêmicos e complexos no Brasil, como a discriminação racial e a cultura patriarcal, pilares presentes ainda em nossa sociedade. Um reconhecimento desse porte para o nosso trabalho só pode ser muito emocionante e altamente recompensador. Estamos muito felizes”, resumiu.

O diretor geral Vinícius Coimbra explicou o significado do prêmio para ele: “É muito emocionante vencer o Emmy estando aqui, entre os melhores do mundo. E nós representando a qualidade da dramaturgia brasileira. O Emmy é a coroação de um grande e belo trabalho que fizemos, da paixão que tivemos por este projeto”, disse.

 

+ sobre o tema

Todos saúdam a rainha: Beyoncé reina após quebrar recordes do Grammy

Beyoncé chegou ao Grammy nesse domingo (14) com nove...

Naomi Campbell interpreta mulher misteriosa

A modelo regressa à televisão como actriz na série...

Mercado de escravos

Durante o século XVI, com o desenvolvimento dos engenhos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mulheres afrodescendentes são destaque em evento internacional pela conservação ambiental e justiça climática

No último dia 14, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, esteve no fechamento do evento internacional “Garantir a posse da terra e os direitos...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...
-+=