Assim como o Brasil em meados dos anos 30 concentrava suas histórias teatrais por meio das ondas do rádio, o Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) traz uma adaptação do espetáculo Fala das Profundezas para o ambiente radiofônico, só que desta vez, ocupando as plataformas de streaming de música no país. Com estreia no dia 24 de outubro, a partir das 21h, esta adaptação estará disponível no YouTube, Deezer, Spotify, SoundCloud e iTunes, de forma gratuita.
O espetáculo que possui direção e dramaturgia de Gabriel Cândido, trata sobre temas como capitalismo e racismo estrutural em uma ficção sobre a exploração de um território intitulado de Profundezas. A constante exploração desse território faz emergir diversos conflitos existenciais que provocam interferências nas relações afetivas das pessoas que ali vivem. Movido pelos próprios conflitos, o povo desse território percebe que chegou o momento para tentar propor o que muitos já sonhavam a algum tempo, iniciando outra perspectiva de vida e organização.
“Espero que Fala das Profundezas comunique com o nosso tempo, porque esse é o nosso dever mais importante como artista. Têm sido muito bonita e sincera a trajetória do nosso processo de criação, e agora diante a pandemia da Covid-19 continuamos explorando este território de possibilidades fazendo com que a arte continue resistindo e emergindo”, contou o diretor e dramaturgo, Gabriel Cândido.
O espetáculo em formato radiofônico, faz parte do projeto Escombros – Parte I: Fala das Profundezas, contemplado pela 10º edição do Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) – Desde 2016, o Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) é o encontro de artistas negras e negros de diversas regiões de São Paulo com atuação no teatro, audiovisual e produção cultural.