Número de casos diagnosticados de câncer de mama dispara

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil para 454 mil ao ano no mesmo período, segundo a pesquisa feita em 187 países

O número de casos diagnosticados de câncer de mama subiu mais de 160%, e o de casos de câncer cervical, 20%, de 1980 a 2010. Os maiores aumentos ocorreram em países em desenvolvimento, segundo estimativas globais publicadas nesta quinta-feira pela revista médica britânica “The Lancet”.

Casos identificados de câncer de mama no mundo aumentaram de 640 mil em 1980 –65% em países ricos– para 1,6 milhão em 2010 –51% em países em desenvolvimento.

A incidência de câncer cervical aumentou de 378 mil para 454 mil ao ano no mesmo período, segundo a pesquisa feita em 187 países.

O câncer de mama matou 425 mil mulheres em 2010, 68 mil delas com idades entre 15 e 49 anos em países em desenvolvimento.

As mortes causadas pelo câncer cervical diminuíram e chegaram a 200 mil no ano passado, sendo 46 mil em mulheres com idade entre 15 e 49 anos em economias menos desenvolvidas.

O aumento do número de casos registrados resulta, em parte, do melhor diagnóstico, mas também do envelhecimento da população.

A análise foi compilada pelo Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington, em Seattle.

O QUE É O AUTO-EXAME?

É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração.

QUANDO FAZER?

Faça o auto-exame uma vez por mês.

A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

O QUE PROCURAR?

Diante do espelho: Deformações ou alterações no formato das mamas

Abaulamentos ou retraçõesFerida ao redor do mamilo

No banho ou deitada: Caroços nas mamas ou axilasSecreções pelos mamilos

COMO EXAMINAR SUAS MAMAS?

Diante do espelho:

 

Eleve e abaixe os braços.

Observe se há alguma anormalidade na pele, alterações no formato, abaulamentos ou retrações.

 

Durante o banho:

Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila.

Faça o mesmo na mama esquerda.

Deitada:

Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

 

 

Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita. A T E N Ç Ã O:

Caso você encontre alguma das anormalidades citadas, lembre-se que é importante procurar um serviço médico: os ambulatórios, postos e centros de saúde pública podem ajudá-la. Quanto mais cedo melhor! Além disso, caso você, por qualquer motivo, procurar seu médico, peça-lhe para que examine também suas mamas. E se for solicitada uma mamografia, exiga o selo de qualidade no relatório do seu exame. Este é a garantia de um exame confiável.

 

Fonte: Correio do Estado

Fonte: Saúde em Movimento

-+=
Sair da versão mobile