O Agora é Nossa Maior Missão: Poesia de Auto-Cuidado

Foto: Gabriela Barros/Reprodução/Instagram

Caroline Anice: Saber-se viva é a melhor sensação. Poder respirar os ares da revolução abrindo o peito pra inspirar os sonhos de toda uma nação. O agora é o melhor tempo para construir o futuro mas o capital, classista, racista e heteropatriarcal, é tão imundo que nos faz ficar ansiosas a cada segundo precipitando todas as tragédias do mundo porque parece que nunca mais nos daremos as mãos. Esses são os planos de quem quer nos deixar sem chão.

Por Caroline Anice , no Instagram 

Vamos juntas então, respira fundo e presta atenção. Respira outra vez e solta devagarinho o ar do pulmão. Imagina toda angústia saindo pelas narinas e inspira o ar agradecendo por estar viva porque é possível a justiça um dia ser realidade em nossas vidas e só quem se ama pode fazer revolução.

Cuidar de si mesma não é besteira nem egoísmo, nem de longe é coisa de quem olha só pro próprio umbigo, isso quem diz são os inimigos porque nós adoecer são planos antigos pra afastar o poder de nossas mãos. Se cuidar é auto-preservação. É saber que antes da batalha, existe a preparação. Há décadas já dizia o feminismo, auto-cuidado é ato político e, em tempos como esse, sempre importante lembrar, saúde é a nossa capacidade de lutar.

Respira fundo e sente os pés firmes no chão, aterrando toda angústia e se conectando com raízes profundas que te nutrem de esperança, sonhos e equilíbrio no coração. Só se constrói hábito e rotina com paciência e disciplina, nada se transforma da noite pro dia nem na afobação.

Saber se viva é a melhor sensação. Saber-se vivo é a melhor sensação. Lembre que para tecer o futuro, o agora é nossa maior missão.

-+=
Sair da versão mobile