“O coco branco mesmo que esse cheire mal”. Uma reflexão experiencial de uma mulher negra sobre as relações inter-raciais em Cuba

FONTEPor Lisset González Batista/ Tradução ao português: Denise Braz, enviado para o Portal Geledés
Adobe

Para aqueles de nós que gostam de música de dança cubana, estamos familiarizados com a palavra “negra’ na letra, refrão e frases individuais entre os guias das canções mais populares. Esta voz alude àquela mulher que é a figura central, em torno da qual o roteiro  que inspira nos concertos ao vivo, o público cantará em voz alta porque se reconhecem nas canções.

Muitas destas composições, umas mais elaboradas do que outras, são dedicadas a que “negra” os seus os melhores elogios. Ela é a musa que inspira o cantor, o mestre da sua insônia e das suas paixões, a epítome do desejável e do odiado, tudo ao mesmo tempo, uma espécie de drama ao estilo cubano que se perde quando não se tem e se sofre quando se vive.

Esta tendência não é exclusiva da música de dança contemporânea. No mais “piegas” do patrimônio cultural cubano aparece esta menção: “Estou tão apaixonado da negra Tomasa…”, “… eu quero que me faça, esses pratinhos saborosos como só você sabe, do jeito que o papai aqui gosta minha preta; andar e acender o fogo.” Mas estes são outros tempos, e trazem novos significados. Eu não acho que a representação da “negra” daqueles anos, seja a mesma que “têm” músicos cubanos, na sua maioria, negros e mestiços, a partir da “negra” do presente.

Para além do teor sexista de muitas das letras dos grupos de música cubana, questão essa merece uma artigo a parte, tenho observado, quando participei em várias das suas atuações ao vivo, as pessoas que estão localizadas nas áreas dos artistas, notei que – oh! Que surpresa! –  quase nenhuma das mulheres que acompanham estes músicos é negra. Isso é um fato. Uma espécie de condição implícita que existe entre uma grande parte dos membros da indústria artística, não só o músico preto/mestiço é igual a sexo-afetiva branca, mestiça ou mestiça clara embranquecida por meio da transformação queratinizada da textura de seu cabelo, assim, nessa ordem.

Para não mencionar a participação das mesmas nos vídeo clips que estas orquestras promovem, e que consomem uma audiência com uma elevada percentagem de pessoas negras. Nestas produções que “negra” da canção chega em sua cromaticidade até a mestiça, nessa “mulata” desejável “cheia de curvas”, e a branca que é o fator comum presente em todos os audiovisuais.

Então, quem é a negra? A negra é o substantivo que se evoca, mas não está representada. É a mestiça ou branca, mas definitivamente não uma preta como as que conhecem em Cuba, com o seu afro que não se move ao vento, nem mesmo quando ela executa os passos da coreografia ensaiada.

Lembro-me de uma vez ter estado de visita com uma das minhas melhores amigas na casa de um destes músicos, e nos encontramos por acaso com outro músico da mesma banda, que conhecíamos, mas não tínhamos muita liberdade. Ele era, ou é, um belo homem negro, do tipo que dizemos “feito a mão”. Entre várias conversas, o assunto surgiu sobre as suas experiências com alguns “niche” (negro/a) ou “mulañé” (mestiço/a em no dialeto cubano) na escola (de arte), e com um tom entre surpreso e pensativo disse que “não tinha tido sorte com as negras”. Numa fração de segundo, eu e a minha amiga olhamos uma para a outra e rimos de tal resposta. Ele insistiu que era verdade. Este atraente músico, aluno do Instituto Superior de Arte, localizado a um passo da Escola Nacional de Arte, com tantas e diversas estudantes de todo o país, um instrumentista numa das orquestras mais populares do momento, respondeu que o seu fracasso sexo-afectivo com as mulheres negras tinha sido o resultado da sua falta de “sorte” com elas. Pode ser, mas é difícil!

Quase maneira geral, o homem cubano negro e mestiço, prefere escolher às mulheres mestiças ou brancas para os seus laços afetivos. Embora se trate de um fenômeno que é quase a norma, no âmbito artístico não seria diferente. 

Tenho observado que estas práticas parecem ocorrer mais frequentemente com homens afros que têm um melhor estatus econômico, ou movem-se cotidianamente em espaços brancos, no que me faz pensar na relação da sua seleção, uma vez que esse possui uma melhor posição social vinculada com o poder aquisitivo, que lhe garante vantagens competitivas no mercado do amoroso branco e, já que ao mesmo tempo, nestes espaços há pouca presença de mulheres negras.

Há várias modalidades. Há os casos de homens que começam a sua vida sentimental com mulheres negras, que por vezes coincide com o seu pouco desenvolvimento econômico, e uma vez que o seu sucesso lhes chega, “magicamente” eles mudam as suas preferências afetivas e começam a criar laços com mulheres mais claras ou brancas. Estão aqueles que podem até se sentir atraídos por uma mulher negra, mas não ao ponto de concretizar uma relação de amorosa, estável e pública, no entanto, esses se demonstram disponíveis, atentos e solícitos diante da mínima possibilidade de construir uma relação duradoura com mulheres mais claras do que o seu tom de pele. 

Como outro exemplo, temos aqueles mais radicais, que simplesmente não contemplam qualquer possibilidade de considerar uma relação afetiva, e muitas vezes nem sequer amigável, com uma mulher negra. Há tantas situações que conduzem ao mesmo resultado, que citá-las todas iria para além das páginas deste artigo.

Quando nas conversas cotidianas surge esse tema, entre muitas outras opiniões muitas opiniões relacionadas com o ideal de beleza branca, a frase que se torna um clichê e que pretende acabar com o debate é, “cada que tem o seu gosto…” seguido de vários exemplos quase sempre relacionados com o fato escolher um objeto. Lamento decepcioná-las/os, estas “escolhas” não são casualidades do acaso, nem reduzem ao simples gosto que expressamos quando escolhemos entre um sorvete de morango ou chocolate. É muito mais complexo. Os gostos sociais são efetivamente (re) construídos.

Sem a intenção de generalizar, poderíamos  dizer que para um homem negro ou mestiço, estar comprometido com uma mulher branca significa um triunfo, uma espécie de objetivo alcançado que garante, ou pelo menos facilita, a sua aceitação social e pertencimento grupal, especialmente em lugares racialmente brancos. Ter “acesso” a uma mulher branca é um fim que merece todos os esforços para alcançar. É como estar na moda, é cumprir a norma do grupo e do nível social “estabelecido”, é caminhar “por um bom caminho”. Por outro lado, um vínculo amoroso com uma mulher negra, em certos espaços frequentados por homens negros/mestiços, é uma razão para “estar na seca”, é “estar mal, é ficar no “atraso”, é não ter perspectiva futuro, e estar fora das dinâmicas de vinculação do grupo.

No caso das mulheres negras, a dinâmica e as razões para se unirem aos homens brancos têm algumas semelhanças com os homens negros. Partilham com eles os pré-conceitos estigmatizante devido à sua cor de pele. No entanto, o fato de serem mulheres sujeita-as a outras formas e requisitos genéricos, ainda pré-estabelecidos e naturalizados pelo heteronormativa social. A intersecção entre o seu gênero e a sua identidade racial são dois sólidos fatores que condicionam as formas como as mulheres negras enfrentam e são confrontadas numa relação interracial, o que faz com que não seja uma questão idêntica à dos homens negros.

Não é então coincidência que se observem mais casais inter-raciais entre homens negros/mestiços e mulheres brancas/mestiças do que entre mulheres negras e homens brancos/mestiços. As causas são múltiplas e complexas, e o gênero desempenha um papel central para entendê-las.

Ainda hoje, as mulheres negras são normalmente associadas ao trabalho serviçal ou aqueles em piores condições, uma vez que também são consideradas fortes e resistentes, “as que suportam tudo”. Os seus atributos e a sua estética negra não se enquadram no cânone de beleza normativa socialmente imposta que é desejado tanto pelos homens brancos como pelos negros/mestiços. A sua feminilidade negra exige um padrão duplo a fim de ser socialmente aceita.

Retomo novamente aos vídeos clipes das canções relacionadas com o amor, a ternura, o afeto, a felicidade, nos quais se inspiram num modelo de mulher específico. Como são as protagonistas que inspiraram tais sentimentos?

Dito isto, poderíamos dizer que a maioria das mulheres negras não é contemplada como opção quando se trata de construir um vinculo afetivo-sexual estável e duradoura com um homem mestiço branco/branco. 

O que parece ser a tendência há já alguns anos é que os homens negros/mestiços não estão muito interessados nas mulheres negras, e os homens brancos/mestiços também não estão muito interessados nas mulheres negras. E então?

Ainda hoje, a brancura e o branco simbolizam o sucesso, a beleza, o civilizado, o ideal que deve ser alcançado como forma de estar no mundo, enquanto a negritude e o negro remetem a pobreza, o feio, o atraso, a barbárie, a folclorização ou ao imoral.

Esta distribuição de significados tem as suas raízes nos primórdios da Modernidade com a colonização das Américas, em que o processo de escravatura levou à estratificação e hierarquização populacional, atendendo a classificação por “raça”, como forma de exercer a dominação e a exploração social de um grupo cultural hegemônico (brancos conquistadores), sobre os outros subalternos (africanos escravizados e indígenas).

Esta hegemonia branca, que subjugou brutalmente a negros e aos índios, e da qual derivou a maior parte do seu poder econômico, construiu uma série de discursos racistas em torno destas populações, a fim de estigmatizá-las e de se perpetuarem no poder.

Os estereótipos e práticas racistas que apresentam os brancos com uma imagem positiva, e as negras com uma imagem negativa, têm sido estratégias efetivamente reproduzidas nos meios de comunicação, às revistas e jornais impressos, a educação, a  literatura, às artes, e em geral em todo e qualquer produto que possa influenciar a mente do público. Infelizmente, Cuba não foi deixada de fora destas narrativas.

Dizem que uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade, e estes discursos que durante séculos foram elaborados em torno das pessoas negras, causaram estragos na auto-percepção e confiança desse grupo, que pode ser expressa na sua auto-marginalização, na necessidade excessiva de ser reconhecida, de pertencer ao grupo “dominante”, de ser aceitas, ou na rejeição ou dissimulação de a sua origem e tudo que se relacione com o negro.

Estas são algumas das marcas da colonialidade do poder e do colonialismo interno, que se cristalizam em subjetividades individuais, modos de pensar e de agir, bem como na psicologia social de sociedades racializadas que passaram pela colonização, e das quais Cuba faz parte. Nos anos em que vivi em Cuba, nos meus espaços cotidianos de relacionamento nunca pude criar um laço sentimental. Sentir que era difícil de conseguir. Para além das questões pessoais que sempre influenciam, e aqui digo que o pessoal também é construído em interação com o público, pude sentir que eu não era totalmente responsável pelo que estava acontecendo. Havia algo mais forte no exterior que ao que tudo indica marcava o ritmo e as formas como as minhas relações amorosas iam acontecendo. O  interessante foi constatar que era um padrão semelhante ao de outras mulheres negras. Estas situações feriram a minha auto-confiança, causaram confusão. Em frente ao meu espelho eu me via como uma jovem com atributos físicos e intelectuais, mas o exterior me deu algo diferente. Assumi as consequências de ser e de me reconhecer como negra. Na minha experiência de viver no estrangeiro e de conhecer mulheres de diferentes países parecidas a mim, pude observar que estas experiências são bastante semelhantes.

Há estudos no Brasil sobre a solidão como um componente da vida de muitas mulheres negras. Há algumas teses interessantes sobre como elas se expressam nas suas experiências amorosas, e em espaços de poder e hierarquia, onde o número de pessoas brancas é bastante elevado. Quando faço menção a isto, não é para ser vista como vítima porque definitivamente não nós somos, nós também escolhemos, mas a nossa feminilidade negra nos coloca numa posição e resultados para além do homem negro no momento de encarar um vínculo inter-racial. Alguns de nós sentimos que em questões de afeto fomos mais bem reconhecidas fora dos nossos países. Digo isto a partir da perspectiva do desinteresse das relações sentimentais no estrangeiro. O racismo, a fetichização e a objetificação dos corpos das mulheres negras existem, mas há também outras abordagens que matizam os laços emocionais e as formas de lidar com eles.

Para mim, a migração tem sido um instrumento poderoso para fortalecer a minha auto-estima, e no aspecto sentimental tem sido mais importantes. Isto pode soar paradoxal, porque ao sair do seu país poderia não ser uma solução para reconstruir-se interiormente, mas compreendi que nem sempre pode ser profeta na sua própria terra. Por vezes me pergunto como as coisas aconteceriam se tivesse sido diferente, mas isso é outro tema…

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile