O hilário Gabriel Green responde: “perguntas de branco”

Gabriel se considera “uma enciclopédia a base de melanina, completa com todas as respostas que confundem brancos há séculos”.

Por DAMARIS DE ANGELO, do Idea Fixa 

“Alguma vez você já quis fazer uma pergunta ao seu amigo negro, mas se conteve, pois não queria parecer racista?”

É assim que Gabriel Green inicia a sua apresentação de poesia falada “Ask a Black Dude” na College Union Poetry Slam Invitational. Um estudante da Eastern Michigan University, Gabriel responde aos mistérios comuns quais ele assume que pessoas brancas estejam mortas de vontade de desvendar.

Um desses mistérios, por exemplo, é “porque negros são tão bons no basquete?” Gabriel responde:“Nós não somos. Não existe um cromossomo mágico no DNA negro que produza em nós a capacidade genética de correr mais rápido ou pular mais alto do que todo mundo. Apenas pense: se tudo ao seu redor te dissesse que essa é sua melhor alternativa, – ou então parar na cadeia ou no cemitério -, você provavelmente treinaria mil cestas por dia também”.

Mesmo com doses de humor, as explicações de Gabriel desmistificam muitos sensos sociais absurdos que ainda são realidade.

Ainda da sua lista de perguntas: “Todas as pessoas negras odeiam os brancos?”, e Gabriel diz, “É claro que não, nós simplesmente odiamos as pessoas que perpetuam ou se recusam a reconhecer a história social, política e racial colocada contra nós. O resto é mera coincidência”.

Gabriel lembra ainda de algo muito importante: se você tiver que perguntar se “tal coisa” é racista… Definitivamente ela é. Apenas pare.

Enfim… Assista:

-+=
Sair da versão mobile