O negro e o socialismo: Octavio Ianni

O negro e o socialismo

Um livro de: Octavio Ianni – Benedita da Silva – Gevanilda Santos – Luiz Alberto Silva Santos

O Brasil pode transformar-se em nação, em Estado-nação, em uma fluente conjugação entre sociedade civil e Estado, se os partidos políticos e os movimentos sociais de base popular empenharem-se em encaminhar e lutar pela resolução da “questão regional” e da “questão racial”.

Além de outros problemas muito importantes, relativos à contradição “trabalho e capital”, às relações de gênero e ao contraponto sociedade e natureza, cabe reconhecer que as questões regional e racial são fundamentais. Trata-se de problemas que afetam as condições de integração entre sociedade civil e Estado. São problemas que a peculiar “revolução burguesa” desenvolvida no Brasil não resolveu nem encaminhou satisfatoriamente para a grande parte da população; problemas que não interessam às classes dominantes nem resolver, nem encaminhar, sempre encobrindo-os ideologicamente ou reprimindo-os com as mais diversas e sofisticadas técnicas de violência.

Esta, portanto, é uma idéia preliminar: a questão racial tem relação direta e profunda com a questão nacional, entendendo-se que esta envolve o desafio de uma integração cada vez mais fluente, aberta, dinâmica e transparente entre amplos setores da sociedade civil e o Estado.

[symple_box style=”boxsucces”]

Leia o PDF
Octavio Ianni O Negro e o Socialismo
[/symple_box]

 

Fonte: Desenvovimento em Questão

-+=
Sair da versão mobile