O que é que você tem com isso? por Eliane Cavalleiro

por Eliane Cavalleiro

O que o jogador do Milan e seus filhos têm em comum? Infelizmente não é o salário no final do mês. Mas estão sujeitos á vivenciarem a experiência racista que tanto incomoda, fere, perturba, desumaniza e compromete o nosso desempenho devido ao forte stress que o racismo provoca no corpo físico e no estado emocional.

O meia ganês do Milan, Kevin Prince Boateng, irritado com os insultos racistas dos torcedores deixou o campo no meio da partida. Num ato de solidariedade, pois inconformados com os racistas presentes no estádio, sua equipe também abandonou a partida.

Você já parou para pensar como se sente seu filho ou filha (ou qualquer outra criança) quando vivenciam situações semelhantes á essas no cotidiano escolar? Na escola de seus filhos já houve semelhante ação coletiva por parte dos profissionais da educação? Você nota a mesma solidariedade e indignação sobre a incidência do racismo e da discriminação para com nossas crianças e adolescentes negros?

Se da noticia do jornal sobre a partida de futebol interrompida restou a você apenas a sensação de disperdício de oportunidade para mais uma partida de futebol, é melhor você abrir seus olhos negros.

Assim como os outros três jogadores negros do Milan tambêm se sentiram ofendidos, seus filhos e filhas são também devastados pela experiência racista mesmo quando não são suas vítimas diretas. O racismo é tao nefasto que marca as experiência das pessoas negras mesmo quando não são seus alvos principais.

 

Fonte: Facebook de Eliane Cavalleiro

-+=
Sair da versão mobile