O que você sabe sobre a África? chega as escolas

O que você sabe sobre a África? Uma viagem pela história do continente e dos afro-brasileiros

por Walter Sorrentino no Blog

É uma obra acessilvel para professores e alunos que fortalecerá a construção da identidade afro-brasileira e formará as concepções sobre a África e os africanos.

“Após mais de uma década de sancionada a Lei 10.639/2003 – que obriga o ensino de História e Cultura da África e afro-brasileiras em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio –, o grande desafio que se ergue é como disseminar essas vastas informações no cotidiano escolar.

Com a tradução da coleção “História Geral da África”, da UNESCO, para o português, parte dessa equação foi resolvida, porém os oito volumes – com milhares de páginas obrigatórias para se conhecer a rica contribuição que o continente africano deu para a humanidade – impõem barreiras para sua utilização na dinâmica educacional da rede de educação básica, fase fundamental para a elevação da autoestima e a descontrução de estereótipos e do racismo enraizado em nossa sociedade.

Inspirado na fabulosa coleção, com uma linguagem estética e didática conectada com a geração que está se descobrindo para a educação, O que você sabe sobre a África? Cumpre a valiosa função de ser um primeiro passo para entender a história da África e reconhecer a essencial contribuição que o povo negro tem dado ao Brasil. Uma frase muito comum entre os ativistas negros traduz essa dialética: “Existe uma história dos negros e da África sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem os negros e sem a África”.

África-e1469663186527

Para quem tiver maior interesse, segue o link da obra completa: História Geral da África

-+=
Sair da versão mobile