O Tutu da Bahia – Editora disponibiliza, gratuitamente, livro sobre rebeliões insurgentes na Bahia

Pode um sonho verdadeiro sumir da face da terra sem deixar vestígio? então o que foi feito dos sonhos e ideias libertárias da velha Bahia após a derrota da sabinada, no dia 16 de março de 1838? e, a partir daí, pelas próximas décadas, teríamos mesmo um período de pura conformidade, como pensou a historiografia tradicional? eis, em síntese, os questionamentos iniciais, as perguntas básicas de pesquisa que deram origem a este surpreendente O tutu da Bahia; transição conservadora e formação da nação, 1838-1850, do historiador Dilton Oliveira de Araújo.

O livro aborda o medo das insurreições escravas, sobretudo africanas, foi algo que fez emergir o “tutu” em alguns escritos políticos de jornais do século XIX e teve origem na tese de doutorado desenvolvida junto ao programa de Pós-Graduação em história da Universidade Federal da Bahia, cuja defesa aconteceu em 2006.

A pesquisa foi realizada no arquivo Público do estado da Bahia, no instituto Geográfico e histórico da Bahia, no instituto histórico e Geográfico Brasileiro, na Biblioteca nacional, no arquivo nacional e em bibliotecas diversas, especialmente na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e ciências humanas da UFBa, locais onde contei com a colaboração e bons serviços dos funcionários, aos quais agradeço nesta oportunidade.

 {rsfiles path=”O_Tutu_da_Bahia.pdf” template=”default”}

Fonte: Conexão Futura

-+=
Sair da versão mobile