OAB realiza ato público contra violência policial no Rio

Evento contará com participação da CNBB, ABI, UNE e movimentos sindicais

 

 

Após os recorrentes casos de violência cometidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, desta vez contra professores em greve, o Conselho Federal da OAB e a Seccional da entidade no Rio de Janeiro vão realizar um ato público de repúdio à violência policial nesta segunda-feira (07/10). O evento começa às 10h, no auditório da OAB-RJ.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confirmou presença na manifestação, representada pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Augusto Dias Duarte. Vão participar ainda a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), além de movimentos sindicais e entidades de direitos humanos.

O encontro foi idealizado logo após o conselheiro federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB nacional, Wadih Damous, propor uma moção de repúdio à violência policial no Rio de Janeiro. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do Conselho Federal e um documento foi enviado ao governador do estado, Sérgio Cabral. Na ocasião, Wadih afirmou que os policiais “têm agido como jagunços, espancando professores, advogados, jornalistas e quem passar pela frente. Estamos vivendo algo parecido com um estado de sítio”.

Para o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, os excessos precisam ser combatidos. “Já são meses de desgastantes debates sobre a conduta das forças de segurança e exageros, também, de alguns manifestantes. Vivemos flagrantes de preocupantes posturas da Polícia na última semana, especialmente ao forjar provas para incriminar inocentes”, avalia.

Fonte: Jornal do Brasil

-+=
Sair da versão mobile