Obama exalta Mandela como “um gigante da justiça”

Larry Downing / AFP via Getty Images

Presidente dos Estados Unidos manda recado, durante discurso em Johanesburgo em homenagem a Nelson Mandela, aos muitos líderes do mundo que alegaram solidariedade com a luta do ex-presidente sul-africano pela liberdade, “mas não toleram a dissidência de seu próprio povo”; “Embora eu me sinta sempre abaixo do exemplo de Mandela, ele me faz querer ser um homem melhor”, disse Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exaltou Nelson Mandela como “um gigante da justiça” nesta terça-feira, e disse que muitos líderes do mundo alegaram solidariedade com a luta do ex-presidente sul-africano pela liberdade, “mas não toleram a dissidência de seu próprio povo”.

Em discurso na cerimônia de homenagem a Mandela em um estádio de Johanesburgo, Obama fez a declaração diante de vários líderes, incluindo o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, o presidente cubano, Raúl Castro, e o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe.

“Embora eu me sinta sempre abaixo do exemplo de Mandela, ele me faz querer ser um homem melhor”, discursou ainda Barack Obama. “Deixemo-nos buscar por sua força, sua grandeza de espírito, em algum lugar dentro de nós. E quanto a noite estiver escura, quando a injustiça pese sobre nossos corações, pensemos em Madiba”, acrescentou o presidente americano.

Mandela, um dos maiores pacificadores do mundo, morreu na quinta-feira, aos 95 anos.

(Reportagem de Ed Cropley e Pascal Fletcher)

Fonte: Brasil247

 

-+=
Sair da versão mobile