Obama procura Lula para buscar ‘resultado positivo’ em Copenhague

Chris Wattie/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou na noite de quarta-feira (16) por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de seus esforços para impulsionar um resultado positivo da cúpula sobre mudança climática (COP15), que acontece em Copenhague.

Segundo informações de um integrante da delegação brasileira, Obama disse que irá à conferência. Nos últimos dias, havia rumores sobre a participação ou não do americano no evento.

“O presidente Obama destacou ao presidente Lula a importância de os dois países continuarem trabalhando para conseguir um acordo concreto que signifique um verdadeiro progresso e determinar uma ação global para enfrentar a ameaça da mudança climática”, destacou a Casa Branca.

Obama também ressaltou o papel-chave do Brasil, e explicou tanto as medidas tomadas pelos EUA como seu compromisso para um acordo em Copenhague, em respeito à redução das emissões, o financiamento e um regime de cumprimento transparente e internacionalmente observável, acrescentou.

O presidente americano também estabeleceu contato telefônico com o primeiro-ministro de Granada, Tillman Thomas, com o mesmo objetivo, indicou a Casa Branca.

Na quarta-feira (16), o presidente recebeu no hotel em que está hospedado o premiê britânico Gordon Brown e o primeiro-ministro, e novo presidente da COP 15, Lars Rasmussen.

Fonte: G1

-+=
Sair da versão mobile