Obama senta-se no autocarro de Rosa Parks

Primeiro Presidente negro dos EUA esteve no veículo onde a costureira de Montgomery no Alabama recusou deixar o lugar a um passageiro branco em 1955, dando início à luta pelos direitos cívicos dos negros norte-americanos.

“Tive a oportunidade de me sentar no autocarro de Rosa Parks”, explicou Barack Obama aos jornalistas. O primeiro negro a chegar à Casa Branca, em 2009, acrescentou: “Fiquei ali sentado um momento a pensar na coragem e tenacidade que marcaram a nossa história e que moveram pessoas – muitas anónimas – a lutar pela sua dignidade e o seu lugar no sonho americano”.

Numa visita ao Museu Henry Ford, em Deaborn, no Michigan, Obama fez questão de se sentar no autocarro onde Rosa Parks fez história em 1955. A recusa da costureira de Montgomery no Alabama em deixar o lugar a um passageiro branco, mudando-se para as traseiras, reservadas aos negros, levou à sua detenção. Em protesto, a comunidade negra de Montgomery promoveu um boicote aos autocarros, liderado pelo jovem pastor Martin Luther King.

Começava assim a luta pelos direitos cívicos dos negros.

Numa outra paragem no museu, Obama, que para muitos representa o culminar do sucesso dessa luta, afirmou: “São precisos cidadãos comuns para trazer a mudança”.

Fonte: DN Globo

-+=
Sair da versão mobile