Obama toma posse formalmente para seu segundo mandato nos EUA

(Foto: Pete Souza / The White House)

O presidente dos EUA, Barack Obama, tomou posse oficialmente neste domingo (20) de seu segundo mandato.

O juramento ocorreu em uma cerimônia discreta e privada, transmitida ao vivo pela TV, no Salão Azul da Casa Branca, na capital, Washington.

“Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, em toda a extensão da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”, disse o democrata, assumindo formalmente o cargo para mais um período de quatro anos.

Obama estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, e de suas filhas, Sasha, de 11 anos, e Malia, de 14.

Após a cerimônia, que durou menos de um minuto, o presidente abraçou suas famílias e disse: “eu fiz isso”.

O juramento foi prestado diante do magistrado John Roberts, presidente da Suprema Corte dos EUA -que já havia participado do primeiro juramento de Obama, em 2009.

Obama prestou o juramento com a mão esquerda sobre uma Bíblia de propriedade da família de sua mulher.

Posse em dois dias

A Vigésima Emenda da Constituição dos EUA determina que a posse formal de um novo presidente americano ocorra sempre no dia 20 de janeiro.
Mas, quando o dia cai em um domingo como agora, a cerimônia pública, com o tradicional discurso de posse, além de um novo juramento nas escadarias do Capitólio, sede do Congresso, ocorre no dia seguinte.

Obama foi reeleito em 6 de novembro do ano passado, após vencer o rival republicano Mitt Romney nas urnas em uma disputa acirrada.
Mais cedo, o vice-presidente Joe Biden já havia prestado seu juramento, também em uma cerimônia privada.

Fonte: G1

-+=
Sair da versão mobile