Ogunhê

FONTEDo Alaketú Odé

Ogún – O grande guerreiro

DIA: Terça-Feira

CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho (algumas qualidades)

SÍMBOLOS: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas

ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas) e Fogo

DOMÍNIOS: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia

SAUDAÇÃO: Ògún Iyè! (Salve Ogún)

Ilustração: André Mantoano

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.

Orixá conquistador, Ogun fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogun.

Entre os muitos Estados conquistados por Ogun estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após libertar a cidade da tirania do rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.

Não é por acaso, portanto, que nas orações dedicadas a Ogun o medo fica tão evidente e a piedade é um pedido constante, pois como diz uma das suas cantigas:

Ògún pá lélé pá
Ògún pá ojaré
Ògún pá, lélé pá
Ògún pá ojaré.
Ogum mata/extingui com violência
Ogum mata/extingui com razão
Ogum mata/extingui e destrói completamente.
Ogun é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogun tornou-se seu regente em Ifé.

Ogum é um orixá importantíssimo em África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogun é o último imolé.

Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogun, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Em todos os cantos da África negra Ogun é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.

Ogún é também o filho de Iyemonjá com Oxalá, irmão mais velho de Exú, Oxóssi e Oxoguian. Também se envolveu com Iyansã e depois com Oxún, mantém parceirismo com Ossaíyn pois sua casa é a floresta onde também mora seu irmão Oxóssi. Ogún disputou terras contra Xángô, e tem certo contra-axé com Obá e também com Nanã devido ao aço. Tem também ligações com Obáluwaiyê devido ter estreita aproximação à terra e também com Logún-Edé. O orixá que Ogún mais tem carinho é seu irmão mais novo Oxóssi, aquele que carinhosamente ele chama de Oxolikere (Òsólíkèré – Mago da mata). Tão é, que Ogún criou Oxóssi desde pequeno e o ensinou a arte da caça e da luta. Outros falam que Ogún ensinou à Oxóssi a luta, e em troca Oxóssi lhe ensinou a caçar. Essa união de Ogún e Oxóssi é tão forte, que onde está um, está o outro, há até um dito sobre isso que ocorre com eles, se diz: “Wá Ògún niyè èsé, bá Òsóòsí! ” que significa ” Onde Ogun tira o pé, Oxóssi coloca! ” significando que Oxóssi sempre segue seu irmão Ogún onde quer que vá, por isso quando se faz um Oxóssi é por dever acentar um Ogún e vice-versa, pois, os dois não aceitam ficar separados, porque Ogún é a complementação de Oxóssi e vice-versa também, então sempre onde estiver Ogún estará Oxóssi, e onde estiver Oxóssi estará Ogún.

Espada! Eis o braço de Ogun.
Características dos filhos de Ogun
Fisicamente, os filhos de Ogun são geralmente magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a dos seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a uma pessoa ou lugar.
São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir os seus objectivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

Oração de São Jorge para vencer obstáculos e abrir caminhos

Por Franco Guizzetti, do Terra

Foto: Agência O Globo

Hoje, 23 de abril, é o dia do santo guerreiro, o santo mais amado do Brasil. Hoje é o dia de São Jorge. O santo que abre caminhos, que vence as demandas, enfrenta os inimigos, que vence o dragão e alcança suas vitórias. E com esta força guerreira e vencedora que seus devotos fazem as Festas de São Jorge pelo Brasil todo.

Se você tiver fé no Santo Guerreiro e pedir com devoção, alcançará sua graça e seus caminhos na vida abrirão. Ele é frequentemente descrito vestido com uma armadura de metal, que representa a força da fé em vencer os inimigos e uma lança ou espada que representa as armas interiores para combater os problemas.

O cavalo branco representa a pureza indomada da fé em Deus e em si próprio, enquanto a capa vermelha é a força e a autoconfiança para vencer na vida e os obstáculos. O dragão, por sua vez, simboliza todos e qualquer inimigo e problemas a serem enfrentados.

É claro que está simbologia do Santo Guerreiro é a minha visão, de quem aprendeu a admirar o protetor dos soldados, dos cavaleiros e escoteiros. Ele também é patrono da Inglaterra, Portugal e Grécia.

Horóscopo do Dia: Invista mais em você, aprenda Inglês!
Tire um tempo pra você, comece a aprender um novo idioma hoje mesmo. Com Inglês você poderá melhorar seu emprego, conhecer novos lugares e novas pessoas. Não perca tempo. Conheça!

É claro que escrevo sobre São Jorge, que nos protege de todos os males, de medos extremos, nos defende da tentação do demônio e também contra os criminosos.

Dia 23 de abril é o dia deste Santo Guerreiro. Em todas as igrejas e casas espíritas serão realizadas muitas festas e comemorações para o santo que sempre protege nossas casas e empresas.

Para todos aqueles que têm fé em São Jorge, seguem várias orações para fazer no dia dele ou nos momentos de necessidade. E lembre-se que a crença e a fé em um santo são um direito de qualquer pessoa.

Oração Poderosa de São Jorge para Quebrar Demandas e Vencer na Vida
São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós.

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Oh! Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazer aqui o seu pedido).

Dai-me coragem e esperança fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria, uma Glória ao Pai. São Jorge rogai por nós!

Leia Também:

A Tristeza dos Orixás

-+=
Sair da versão mobile