Olívia Santana é oficializada como candidata a prefeita pelo PCdoB

FONTEPor Maisa Amaral, enviado para o Portal Geledés
Olívia Santana (Foto: Amanda Oliveira)

O nome da deputada estadual Olívia Santana foi homologado como a candidata do PCdoB para concorrer à prefeitura de Salvador nas eleições 2020. A confirmação aconteceu durante uma Convenção Eleitoral virtual, realizada pelo partido no último sábado (12.09), que contou com a participação de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais, além de filiados e filiadas, dirigentes, pré-candidatas e pré-candidatos a vereadora e vereador.

Na abertura do evento, Jurandir Júnior, presidente do Comitê Municipal, falou do processo. “Chegamos aqui fazendo uma pré-campanha vitoriosa, uma pré-campanha que firma o nosso projeto com 65 pré-candidaturas de homens e mulheres que expressam a representatividade que o PCdoB tem tido na cidade. Este é o momento, portanto, de consagrar esse esforço coletivo que possibilitou tornar real o projeto de disputar essa cidade tão desigual e tão significativa.”

Após agradecer a confiança depositada pelo partido em seu nome, Olívia reafirmou seu compromisso com a cidade. “Minha candidatura não é uma aventura, não é uma candidatura que existe contra alguém, é uma candidatura que existe a favor de Salvador. Essa chapa de uma mulher e de um homem negros é a cara da cidade de Salvador. Nosso projeto não é sectário, não é estreito. Nosso projeto é amplo, cabe todas e todos que querem ajudar.”

Com o slogan: Experiência, amor e raça, a chapa majoritária é formada em aliança com o PP e tem Joca Soares, presidente da sigla em Salvador, como vice. Ele destacou a competência da deputada. “Quero falar da minha satisfação em estar aqui hoje, junto com essa mulher que conhece Salvador. Tenho certeza que você, como prefeita, fará muito pela cidade.”

Olívia Santana e Joca Soares (Foto: Amanda Oliveira)

Olívia Santana foi vereadora de Salvador por 10 anos; Secretária Municipal de Educação e Secretária Estadual do Trabalho e Renda. Presentes na atividade, a deputada federal Alice Portugal e deputado federal Daniel Almeida ressaltaram as habilidades de Olívia. “Olívia está pronta, tem todos os requisitos para governar a cidade. Experiente gestora, excelente parlamentar, militante da luta de racista real. Conhece todos os problemas de Salvador e vai governar para todas e todos.”, sinalizou Alice. “Por onde passou Olívia demonstrou capacidade, competência, liderança em formar equipe e em gestão. Está testada e aprovada.”, completou Daniel.

Em um segundo ato, desta vez político, e que contou com a participação física de autoridades, o governador Rui Costa lembrou do compromisso de Olívia, que é pedagoga por formação, com a educação. “Você, Olívia, que é da área da educação, sabe que se quisermos resolver o problema da desigualdade, como minha mãe dizia aos quatro filhos, não tem dois caminhos. É estudar e estudar.”

Rui falou dos desafios “Nós vivemos na quarta maior cidade do país e Salvador é um retrato desse país desigual, o pior em distribuição de renda no mundo. Salvador espelha essa desigualdade, essa crueldade com a maioria do seu povo. Mas o que nos conforta, Olívia, é saber que é possível fazer a transformação dessa cidade com muita determinação.”

O vice-governador e presidente do PP na Bahia, também se pronunciou. “Precisamos elevar esse nível, precisamos melhorar a saúde e para isso nós estamos oferecendo a Salvador dois candidatos excepcionais, duas vidas vitoriosas, pessoas que têm histórias de vitórias, Olívia Santana e Joca Soares.”

O senador e ex-governador Jaques Wagner falou dos perfis dos dois postulantes. “A cara de vocês é a cara que Salvador precisa! A cara do social. Vim aqui para dizer boa sorte!”

Participaram ainda o presidente do PCdoB na Bahia e Secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães; a vereadora Aladilce Souza; o vereador Helio Ferreira; a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o deputado estadual Bobô, entre outros.

 


** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile