Onde está Jonathan Makeba? Altair Maia

e-Book: Onde está Jonathan Makeba

Jonathan Makeba é um personagem real.

Ele é resultado da composição de homens e mulheres do bem, nascidos na África e que lutam ou que lutaram pelo desenvolvimento dos países do continente, aos quais tive o prazer de conhecer.

O século XX – o século da independência africana – viu surgir novas lideranças políticas, nos mais diversos pontos do continente. Às vezes em países minúsculos como a Guine Bissau, outras vezes em países gigantescos como o Congo, Moçambique ou a África do Sul.

e-Book: Onde está Jonathan Makeba

A liderança de Jonathan Makeba, na pobre e miserável região fronteiriça entre o Burkina Faso e o Níger, vem carregada de princípios éticos e embasada em sólidos conceitos econômicos que buscam a inserção de toda a região do Sahel na economia globalizada.

Da mesma forma “o lado do mau”, personificado nos diretores da Burkina Société Minière, também é real. Alias esse lado é, certamente, em muito maior numero. Se nessas andanças africanas conheci dez pessoas do bem, conheci pelo menos o dobro do mau, tanto na África quanto fora dela.

As situações de intriga, às vezes de perigo e de corrupção, também são reais. Nomes, cargos, locais etc., foram trocados ou alterados em função de se preservar a identidade dos atores em cada situação.

Também é real o pensamento do autor sobre as alternativas econômicas para o desenvolvimento da África, que permeiam todo esse livro. São ideias apresentadas em artigos, livros e palestras do autor em diversos foros, instituições e universidades. Por último, e para encerrar essa introdução, o Continente Africano também é real; com seu atraso; suas riquezas; suas mazelas; sua história e seu povo sofrido; esse sim é mais real e concreto que nunca. E os Baobás, testemunhas vivas da história.

Para comprar o LIvro basta acessar o site.: www.jonathan-makeba.com.br

Altair Maia

O autor.

-+=
Sair da versão mobile