Onde estão nossos médicos negros? A história de um filho e neto de escravizados que se tornou médico

(Créditos da imagem: Jornal A Imprensa, 19/08/1913)

Quantos vezes você já se consultou com um médico negro? Uma visita as fotos de formatura nas paredes dos cursos de Medicina no Brasil é mais uma evidência do racismo estrutural, um dos legados da escravidão por aqui. 

Por Alexandra Lima da Silva, enviado para o Portal Geledés 

(Créditos da imagem: Jornal A Imprensa, 19/08/1913)

Num país em que a maioria da população se autodeclara negra, é violento e doloroso constatar que o direito a uma formação para salvar vidas é também um privilégio, assim como o direito de viver. 

Neste país de maioria negra, a existência de médicos negros acaba se tornando uma exceção, quando deveria ser a regra. Por isso, é importante dar visibilidade a experiência de médicos negros no Brasil, e compreender as estratégias de enfrentamento do racismo empreendidas por tais sujeitos. 

Israel Antônio Soares Junior tinha acabado de se formar médico, quando, faleceu aos 26 anos, deixando esposa e três filhas. 

A morte do jovem médico gerou forte comoção nos jornais cariocas em agosto de 1913. No anúncio da missa de sétimo dia pelo falecimento de Israel Soares Jr, a foto estampada no jornal A Imprensa de 1913 traz um homem negro de pele escura, de óculos e beca. Esta era a foto da formatura no curso de medicina.

Quando Israel Antônio Soares Junior nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1886, seus pais, Israel Soares e Antônia Botelho Soares já tinham conquistado a liberdade por meio de auto compra da alforria.  Os avós paternos de Israel Júnior eram os africanos. Luíza, a avó paterna, era preta mina e com o esforço do próprio trabalho como quitandeira, comprou a alforria. Diferente da mãe, que era muçulmana, Israel Soares era católico e pertencia a irmandade religiosa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Israel Soares, o pai de Israel Júnior, esteve a frente de uma escola noturna para escravizados e libertos em São Cristóvão e fez parte do movimento abolicionista carioca. 

Com o apoio da família e da comunidade negra do Rio de Janeiro no início da República, Israel Soares Júnior estudou Farmácia, e após, concluir este curso, ingressou na Faculdade de Medicina. Recém-formado, abriu um consultório em São Cristóvão. Provavelmente, tinha o projeto de retribuir à comunidade que contribuiu para que um homem negro, jovem, filho e neto de escravizados, pudesse romper com as correntes do racismo estrutural e salvar as vidas. Mesmo com a ausência de políticas públicas de reparação da dívida histórica da escravidão, sujeitos como Israel Soares Junior, por meio da educação e do esforço familiar e comunitário, ousaram cantar as letras da liberdade. 

 

*Alexandra Lima da Silva é doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Leia Também:

Sou mulher, sou negra,sou da favela e hoje sou médica

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

-+=
Sair da versão mobile