Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant’anna no humorístico Zorra Total, da Globo, foi acusada de racismo por parte de telespectadores e ONGs. O caso está sendo investigado pela 19ª Promotoria de Investigação Penal, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações do portal UOL, a promotora Christiane Monnerat, que cuida do caso, várias denúncias de cidadãos e ONGs foram recebidas pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, órgão ligado à Presidência da República, que notificou a promotoria sobre os possíveis “estereótipos racistas” da personagem.

“Tem um trecho em que a personagem teria dito: ‘durante a enchente não pude ficar sem minha palha de aço, daí corri atrás para pegá-la e quando vi, eram os cabelos da minha filha”’, relatou a promotora, que disse ainda que as denúncias partiram de pessoas “inconformadas com o teor racista e preconceituoso” dos diálogos.

Ainda de acordo com o portal, durante conversa com o ator Rodrigo Sant’anna, ele preferiu não se manifestar sobre o caso.

“Só posso dizer que o foco do meu trabalho é o humor. Prefiro não me manifestar a respeito dessa denúncia”.
O roteiro e diálogos da personagem são escritos por uma equipe de redatores do Zorra Total. A promotora Monnerat determinou que a Rede Globo encaminhe as imagens de todos os episódios da personagem, para avaliação do caso.
A assessoria da emissora alega que desconhece qualquer procedimento neste sentido.

Mais sobre o Tema

 

A necessidade do ‘negro imbecil’ para o racismo brasileiro

Urubu Branco: O racismo explicito

Sérgio Martins – A personagem Adelaide do Zorra Total não é humor é Racismo!

 

Racismo explícito no Zorra Total relembra humor segregacionista dos EUA

 

 

Fonte: Tribuna Hoje

-+=
Sair da versão mobile